19 Outubro 2009 - 10:15

Alagoas ganha seu primeiro conservatório de música

Alagoas ganhou na noite desse domingo (18), o seu primeiro Conservatório de Música, que fica localizado no município de Piranhas, alto Sertão alagoano. O governador Teotonio Vilela Filho e o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, entre outras autoridades, participaram da solenidade de inauguração do local que leva o nome de Cacilda Damasceno Freitas, uma alagoana que tinha a música em suas veias.

Para abrigar os futuros profissionais da música do Estado, a prefeitura de Piranhas restaurou o casario que abrigou o imperador Dom Pedro II, durante sua passagem pelo município, há 150 anos. Teotonio Vilela Filho classificou o local como simples e imponente. “Essa casa não foi restaurada por acaso, dentro dela será abrigado o espírito da música, que é o afloramento do que há de mais nobre dentro do ser humano. É um local simples e imponente, que tem uma força. O nome desse conservatório é de uma pessoa extraordinária que eu tive a oportunidade de conhecer”, disse o governador.

No Conservatório Municipal Cacilda Damasceno Freitas, os piranhenses poderão traçar um futuro baseado na música. Lá, além de aprender a tocar, eles também vão ter a oportunidade de construir seus próprios instrumentos, é o que afirma o maestro Egildo Vieira, idealizador do projeto e responsável pelos trabalhos no conservatório, que deverão ser iniciados junto com o ano letivo de 2010.
“Aqui nós vamos lapidar muitos artistas, pois em qualquer lugar nós podemos lapidar uma pedra preciosa. Eles não vão aprender só a tocar, mas a fazer o instrumento”, disse.

A prefeita de Piranhas, Melina Freitas, mostrou-se emocionada com a inauguração do conservatório, que leva o nome da sua avó. “Esse conservatório é um marco para nosso município, pois ele vai ajudar a preservar as nossas riquezas musicais. Tenham certeza de que daqui sairão grandes músicos de Alagoas. Estou muito feliz por estar inaugurando esse local que leva o nome dessa grande mulher que foi a minha avó”, falou.

No conservatório, os alunos vão poder aprender a fazer e a tocar instrumentos como flauta, pífano, violino, violão, pandeiro, rabeca e contrabaixo, com aulas teóricas e práticas. “Nosso próximo passo agora é buscar professores e, para isso, eu vou fazer como o imperador Dom Pedro II. Vou percorrer os lugares e chamar os músicos que estão descontentes para virem para Piranhas, que aqui eles terão um lugar”, contou.

O desembargador Washington Luiz, os secretários de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, e da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, e o representante do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, também participaram da solenidade de inauguração do conservatório.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.