19 Agosto 2009 - 18:18

Festival de curtas de São Paulo chega a 20ª edição

A cidade de São Paulo será palco de um dos mais importantes eventos do mundo em seu segmento, o Festival Internacional de Curtas-Metragens que celebra a sua 20ª edição, com mais de 400 produções de 55 países, ocupando 11 salas de cinema da capital paulista no período de 20 a 28 de agosto.

"Escritas de Cinema" é o tema que rege a programação e celebra o Ano da França no Brasil. Nas atividades deste ano, o festival conta com a presença dos críticos franceses Jacques Kermabon e Bernard Payen, para junto com críticos brasileiros e roteiristas discutirem as novas linguagens, do roteiro à crítica audiovisual.

Na Mostra Internacional estão curtas assinados por cineastas de prestígio no longa-metragem contemporâneo, como Apichatpong Weerasethakul e Jia Zhang-Ke, ao lado de vencedores da Palma de Ouro em Cannes ("Arena", de Portugal), do Urso de Ouro em Berlim (a animação "Por Favor, Diga Alguma Coisa"). A Mostra Latino-Americana reúne 27 títulos de 11 países, incluindo obras selecionadas para vitrines prestigiosas, como os festivais de Locarno (o argentino "Túneis no Rio"), Berlim (o paraguaio "Homem do Norte") e Oberhausen ("Rebeca", co-produção Peru/Alemanha), que confirmam o vigor do atual cinema feito na América-Latina.

A programação brasileira traz mais de 150 filmes recentes que foram selecionados a partir de 700 inscrições. Estão incluídas novas produções de nomes que nos últimos anos despontaram no formato como Vera Egito ("Elo"), Victor-Hugo Borges ("O Menino Que Plantava Invernos"), a dupla Juliana Rojas e Marco Dutra ("As Sombras") como Júlia Zakia ("Pedra Bruta") e Gregório Graziosi ("Mira"). Além disso, participam das produções atores consagrados, entre eles Ney Latorraca e Paula Burlamaqui ("Vida Vertiginosa", do diretor Luiz Carlos Lacerda), Ney Matogrosso ("Depois de Tudo"), Juliana Galdino e Jairo Matos ("Maria Angélica"), Antônio Abujamra ("O Filme Mais Violento do Mundo"), Mel Lisboa ("Ao Vivo"), Deborah Falabella ("Doceamargo") e Leandra Leal ("My Favourite Things"), entre outros.


Programa Petrobras Cultural

O Festival de Curtas é um dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Cultural (PPC). Seu objetivo é contemplar projetos audiovisuais, cênicos, música, literatura e cultura digital, alinhados ao Planejamento Estratégico da Companhia e em sintonia com as políticas públicas do setor. Em 2008, a Companhia destinou R$ 206,8 milhões com este fim, por meio de seleções públicas e escolha direta. Lançado em 2003, o PPC está em sua quinta edição e é considerado o maior programa de patrocínio cultural do Brasil. Em sete anos de existência o programa contemplou cerca de mil projetos.

por Chris Pinheiro

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.