18 Setembro 2020 - 16:17

Programa Especial de Apoio ao Pequeno Exibidor beneficiou 577 salas de cinema em todo o Brasil

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE divulgou nesta quinta-feira, 10 de setembro, o resultado final do Programa Especial de Apoio ao Pequeno Exibidor -PEAPE, que destinou um total de R$ 8,5 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para o segmento. O apoio não reembolsável foi pensado para preservar empregos, atender às pequenas empresas locais, e para manter o parque exibidor brasileiro.

O programa beneficiou 577 salas de exibição de 260 complexos, localizados em todas as regiões do País. 185 empresas dividiram os recursos. Com este apoio, ao menos 8 mil empregos diretos foram preservados e as salas de cinema poderão seguir com suas atividades. Foram beneficiados 123 complexos na Região Sudeste, 65 na Região Sul, 39 na Região Nordeste, 18 na Região Centro Oeste, e 15 na Região Norte. 

"Os recursos do Programa serão fundamentais para que o parque exibidor brasileiro se prepare para a retomada e esteja pronto para reabrir com segurança. O sucesso do PEAPE é resultado concreto do nosso trabalho à frente do Comitê Gestor do FSA", disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. 

"Integrada com a ANCINE e o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial de Cultura colocou esse apoio na rua para garantir a manutenção dos empregos e evitar o fechamento das salas de cinema de pequenas empresas, que muitas vezes são as únicas opções de lazer em algumas localidades do País.", salientou o secretário especial da Cultura, Mário Frias. 

"Ficamos satisfeitos porque alcançamos o objetivo de descentralizar os recursos disponibilizados por todas as regiões do País e tocamos o Programa com a celeridade que o momento exigia. O foco da ANCINE sempre foi na preservação dos empregos e na sobrevivência das empresas do setor", afirmou o diretor-presidente substituto da ANCINE, Alex Braga. 

Como funciona o PEAPE 

Desenvolvido na modalidade de apoio financeiro não reembolsável, o PEAPE é destinado a empresas brasileiras que pertençam a grupos de exibidores com até 30 salas de cinema. A Chamada Pública foi direcionada a empresas, registradas na ANCINE, que estiveram em funcionamento, integral ou parcialmente, durante o período de 01 de janeiro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020. 

Os recursos disponibilizados poderão ser utilizados em folha de pagamento de funcionários, serviços terceirizados, fornecedores de equipamentos e despesas correntes relativas ao funcionamento das salas de cinema, como custos de aluguel de equipamento e imóvel, contas de luz, de água e de telecomunicações, além de serviços de limpeza, higienização e de dedetização.   

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯