18 Abril 2019 - 09:02

Em Penedo, fiéis prestigiam procissão que relembra encontro de Jesus com Nossa Senhora das Dores

Geraldo José (Cortesia)
O encontro entre as imagens foi promovido na Praça Clementino do Monte

Denominada como uma das mais belas e tradicionais manifestações religiosas da Igreja Católica, a Procissão do Encontro aconteceu na noite desta quarta-feira, 17 de abril, no município de Penedo e, como de costume, contou com a participação de milhares de pessoas.

A celebração que é marcada pelo encontro de Bom Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores simboliza a 4ª estação da via sacra, quando Maria encontra Jesus Cristo a caminho do calvário.

Assim como nos outros anos, a imagem do Senhor dos Passos, com a cruz sobre as costas, saiu da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e foi exaltada pelos homens que puderam conhecer na oportunidade todo o sofrimento do Criador. Já a imagem de Nossa Senhora das Dores, imagem que tem um punhal cravado sobre o coração para simbolizar a dor, foi glorificada pelas mulheres que com muitos cânticos de louvor participaram da procissão interpretando as figuras bíblicas das “piedosas”.

O encontro entre as imagens foi promovido na Praça Clementino do Monte, em frente à Igreja do Senhor dos Pobres. No local, um palco foi erguido para a celebração que foi comandada pelo bispo Dom Valério Breda. O religioso levou os fiéis católicos a repensar a vida e refletir sobre os ensinamentos de Cristo, que mesmo com todo sofrimento não perdeu a fé e o amor ao próximo.

A programação religiosa seguirá nesta quinta-feira, 18, com a missa da Ceia do Senhor, ocasião em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, imitando a celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia. Após a celebração religiosa, isso por volta das 21h30min, acontecerá o translado do Santíssimo Sacramento para Igreja do Rosário, local onde haverá adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite.

Na sexta-feira santa, 19, quando fiéis lembram com jejum e orações a crucificação e morte de Jesus Cristo, acontecerá a partir das 6 horas, adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, haverá a celebração das Dores de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Penedo. Já na parte da noite, os fiéis celebrarão a Paixão e Morte de Jesus com a tradicional procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto. O sábado, 20, será marcado pela realização de Vigília Pascal na Catedral Diocesana e pela procissão do Senhor Glorioso, prevista para começar às 20 horas.

Encerrando a programação da Semana Santa da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no domingo da Ressurreição, 21, às 9 e às 19 horas serão realizadas celebrações eucarísticas da Páscoa do Senhor, na Catedral Diocesana de Penedo.

O repórter Geraldo José, o Géo, registrou em vídeo um trecho da procissão. Confira:


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯