17 Abril 2019 - 10:26

Semana Santa: Procissão do Encontro acontece nesta quarta-feira, 17 de abril, em Penedo

arquivo - aquiacontece.com.br
Procissão do encontro acontecerá na noite desta quarta-feira, 17 de abril

Todos os anos uma vasta programação, organizada pela Diocese de Penedo, presidida pelo bispo diocesano Dom Valério Breda, movimenta as igrejas locais durante a semana santa. Os ritos religiosos na cidade tiveram início no último domingo, 14, com a realização da missa de ramos, seguida da procissão que remete à entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

Na segunda-feira, 15, foi realizada a Via-Sacra dos homens e na terça-feira, 16, foi a vez das mulheres. A concentração para o ato religioso foi na Igreja de São Gonçalo e o término na Catedral Diocesana, onde também ocorreram confissões.

Nesta quarta-feira, 17, a programação da Semana Santa começou mais cedo. Às 9 horas foi realizada na Igreja do Rosário a missa dos enfermos e às 18 horas acontecerá a tradicional Procissão do Encontro, marcada pela união das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Senhor Jesus dos Passos, encontro previsto para acontecer em frente à Capela do Senhor dos Pobres.

De acordo com a Diocese de Penedo, a programação religiosa em comemoração à Semana Santa seguirá na quinta-feira, 18, com a missa da Ceia do Senhor, ocasião em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, imitando a celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia. Após a celebração religiosa, isso por volta das 21h30min, acontecerá o translado do Santíssimo Sacramento para Igreja do Rosário, local onde haverá adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite.

Na sexta-feira santa, 19, quando fiéis lembram com jejum e orações a crucificação e morte de Jesus Cristo, acontecerá a partir das 6 horas, adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, haverá a celebração das Dores de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Penedo. Já na parte da noite, os fiéis celebrarão a Paixão e Morte de Jesus com a tradicional procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto. O sábado, 20, será marcado pela realização de Vigília Pascal na Catedral Diocesana e pela procissão do Senhor Glorioso, prevista para começar às 20 horas.

Encerrando a programação da Semana Santa da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no domingo da Ressurreição, 21, às 9 e às 19 horas serão realizadas celebrações eucarísticas da Páscoa do Senhor, na Catedral Diocesana de Penedo.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯