15 Fevereiro 2019 - 17:56

Proerd forma mais 1500 crianças com direito a espetáculo circense

A tarde desta terça-feira (14) ficará eternizada na memória dos novos proerdianos de Alagoas. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou a formatura geral de 1500 estudantes de sete escolas públicas municipais, no Le Cirque, instalado ao lado do Shopping Maceió, no bairro Mangabeiras. O momento foi marcado ainda pela diversão e emocão dos pequenos que, admirados, assistiram à uma sessão do espetáculo circense, ofertado especialmente para eles.

A solenidade foi presidida pela coordenadora Estadual do Proerd em Alagoas, coronel Valdenize Ferreira, que trouxe para o tema festejador “Proerd Le Cirque na alegria da prevenção”. A oficial militar destaca que o programa aproxima a sociedade da Polícia Militar.

“Nosso objetivo fundamental, há 17 anos, é orientar crianças e adolescentes a ficarem longe das drogas e da violência. As escolas abrem suas portas e nos auxiliam na aproximação com os alunos e, em um trabalho coletivo, conseguimos então exercer, com respeito, amizade e seriedade, uma forte influência na vida dos participantes, dos seus familiares e da comunidade onde moram”, explicou a coronel Valdenize.

Durante o evento, as crianças e adolescentes também realizaram o juramento que simboliza a decisão e compromisso em se manterem longe das drogas, orientar os colegas e familiares e agir sempre em defesa da paz e da vida.

A aluna Yslany Santos Ferreira, do 5º ano da Escola Municipal Higino Belo, obteve destaque entre as redações confeccionadas com ênfase no que eles apreenderam com as instruções, e foi agraciada com um brinde. Já o aluno Matheus Henrique recebeu o certificado de conclusão, representando todos os formandos.

Após a solenidade os estudantes assitiram ao espetáculo do Le Cirque e ficaram admirados com as performances dos artistas, e, claro, deram muitas risadas com os tradicionais palhaços.

17 anos de tradição em Alagoas

O programa foi desenvolvido nos Estados Unidos da América, chegando ao Brasil em 1992, primeiramente no Rio de Janeiro. Atualmente existe em mais de 64 países. Em Alagoas, está há 17 anos e já conta com mais de 300 mil estudantes formados.

O Proerd chega às escolas por meio de ofício protocolado junto ao Comando Geral da PM. Diariamente, os instrutores são escalados para realizar o programa com os estudantes e passam antes por um treinamento pedagógico, visando o desenvolvimento de aulas dinâmicas que atraem a atenção do aluno para os problemas ocasionados pelas drogas.

Trabalhos como palestras em escolas de rede pública e privada, blitz educativa, teatro, e também ações sociais como Natal Solidário, Proerd Kids, entre outras, estão entre as atividades realizadas pela equipe Proerd.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯