14 Julho 2010 - 08:08

Judiciário realiza atividades culturais com crianças em Quebrangulo

Caio Loureiro (DICOM/TJ)
Mais de 100 crianças participaram da oficina literária

O programa Cidadania e Justiça na Escola realizou nesta segunda-feira (12) oficinas de poesia, desenho, leitura e contação de histórias para crianças vítimas das enchentes que atingiram o município de Quebrangulo. Mais de 100 alunos do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti) do município participaram da ação, conduzida pela escritora e poetisa carioca, Hélen Queiroz.

O evento é uma iniciativa da presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas e diretora da Escola Superior da Magistratura (Esmal), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que tem estimulado ações voltadas as comunidades diretamente atingidas pelas enchentes ocorridas em junho.

Para Hélen Queiroz, a oficina demonstra a preocupação do Poder Judiciário com os problemas sociais enfrentados pelo Estado e o empenho em levar cidadania e justiça aos alagoanos. “É impressionante chegar em uma cidade que foi destruída e encontrar uma escola que acolhe todas essas crianças. Elas estão recebendo a literatura como alimento e isso é maravilhoso”, ressaltou a escritora.

A escritora destacou ainda os benefícios da iniciativa cultural da Escola da Magistratura. “Tem sido uma experiência maravilhosa para mim e para as crianças: trazer alegria, prazer e a possibilidade de ir a um mundo fantástico através da literatura”, pontuou.

O coordenador do Peti em Quebrangulo, José Tenório de França enalteceu a ação do programa Cidadania e Justiça na Escola. “A atividade veio em um momento oportuno. O evento foi muito proveitoso para essas crianças que sofrem com os danos da enchente”, frisou o coordenador, reiterando a necessidade de um maior apoio do poder público às ações desenvolvidas pelo Peti em Quebrangulo.

Sítio São Jorge

A oficina também foi realizada na Capital, na escola municipal Audival Amélio, situada no Sítio São Jorge. Cerca de cinquenta crianças e dezoito professores participaram das atividades. Com as crianças foram desenvolvidas oficinas de leitura e poesia e os professores passaram por uma capacitação para desenvolver métodos de trabalho que insiram a literatura e a poesia brasileira na sala de aula.


 

por Ascom/TJ-AL

Comentários comentar agora ❯