12 Dezembro 2017 - 09:35

Jornalista e cientista social lançam livros nesta sexta-feira (15)

Ele era o herói dos pobres para uns; outros diziam que era um criminoso. Fato é que antes do Natal, ele e seus exércitos foram convidados pelo então governador para um aperto de mão em Maceió. O criminoso teria dias de rei. No Rio, o imperador deu-lhe o perdão por seus desmandos. O escândalo virou prato cheio na classe política. O líder dos pobres pisou no tapete vermelho dos privilegiados. Alagoas foi chamado de coito de bandidos. 

No livro “Alagoas, poder e sangue (1817-1847)”, o jornalista Odilon Rios conta esta e outras histórias, dentro da História oficial. Mostra o perfil dos professores, da classe política, os primeiros donos de engenho, as ideias para substituir a mão de obra escrava dos canaviais por máquinas e a resistência do poder e abrir espaços para a inovação, a criatividade porque Alagoas era um grande negócio.

Serviço: 
Livro: Alagoas, poder e sangue (1817-1847)
Lançamento: Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Local: Espaço Cultural da praça Sinimbu (antiga reitoria da Ufal, Centro de Maceió) Hora: 18hs às 22hs 
Preço: R$ 30,00

Uma Alagoas neoliberal, espalhada por canaviais abraçados pelo Estado. Uma multicultura reduzida a padrões rígidos, europeizados. O casamento entre o analfabetismo e a miséria. 

Esse coro dominante de um Estado empresarial vai sendo desmontado na série de estudos sobre Alagoas, agora em mais um livro da cientista social e escritora Ana Cláudia Laurindo. 

No livro “Hibridismo Cultural alagoano: o barro de onde viemos”, a escritora debate o tamanho do negócio chamado Alagoas. 

Ele não envolve exclusivamente cifras ou números. Mas, um processo de domínio das consciências e na crença de que os poucos que sustentam os pilares desta terra são as únicas peças importantes de um grande tabuleiro sócio-político. 
Só que não... 

Serviço:
Livro: “Hibridismo Cultural alagoano: o barro de onde viemos” 
Lançamento: Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
 Local: Espaço Cultural da praça Sinimbu (antiga reitoria da Ufal, Centro de Maceió) Hora: 18h às 22h 
Preço: R$ 35,00

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯