10 Outubro 2009 - 09:10

Alagoas vai virar palco para mostra de dança

Divulgação

Alagoas é terra de festa. No país, nenhum outro Estado da federação se iguala na diversidade de folguedos. A dança é elemento marcante. São muitos os grupos que se dedicam à arte do movimento. A partir desta quinta-feira (15), às 17h, o público poderá conferir esse cenário na sétima edição da Mostra Alagoana de Dança. Serão quatro cidades envolvidas no evento, que acontece durante este mês de outubro.

Nos dois primeiros dias de mostra, quinta (15) e sexta (16), os espetáculos serão apresentados no Teatro Gustavo Leite, em Jaraguá — bairro histórico da capital. Essa iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Serão realizadas também oficinas e seminários. O público tem passe livre em todo o festival.

Em Maceió, o evento vai contar com 33 apresentações. “Este ano, a mostra será mais democrática, com a participação dos mais variados estilos. Teremos o clássico, o moderno e também números de hip-hop, dança cigana e árabe”, explica a coordenadora do projeto, Karina Padilha. Ao todo, foram inscritos 31 grupos de oito municípios.

Entre os mais tradicionais, o Ballet Eliana Cavalcanti (companhia e escola) vai apostar no moderno, na abertura da mostra. “A companhia, com integrantes mais experientes, vai apresentar trechos do espetáculo Leveza, mais arrojado. Na sexta, números clássicos e um de apelo regional, a montagem Fantasia Alagoana”, revela a diretora, Eliana Cavalcanti. Já a escola virá com o ballet clássico e o sapateado.

Eliana Cavalcanti participa da mostra desde a primeira edição. “Acho um momento maravilhoso. O evento é um espelho de como anda a nossa arte e é também um estímulo ao desenvolvimento da dança”, revela. O amadurecimento dos grupos aparece no palco.

Esse ano, os espectadores conheceram mais da cultura árabe. A Companhia El Nar irá fazer sua estreia no festival. “Nossa intenção é ir além da dança do ventre. Temos no nosso repertório o Tahtib, uma dança de origem egípcia, que surgiu primeiro como uma luta entre camponeses”, conta Luciana Ramalho, dançarina.

Depois de Maceió, a Mostra Alagoana de Dança será levada ainda às cidades de Viçosa (23), Arapiraca (24) e Penedo (25). Na primeira, o palco da festa será montado na Praça Apolinário Rebelo. No coração do Agreste, na Praça Ceci Cunha. Penedo vai dançar no Teatro Sete de Setembro. Mais informações: (82) 9991-3986.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯