10 Fevereiro 2021 - 09:02

Cavaleiros da Expedição Velho Chico estão em Penedo

Decom - PMP
Exploradores percorrem o rio São Francisco da nascente até a foz

Cavaleiros da Expedição Velho Chico chegaram em Penedo nesta terça-feira, 09. Montados em cavalos da raça mangalarga, Pedro Luiz Dias de Aguiar – mais conhecido como Pedroca – e Sebastião de Assumpção Malheiro Neto partiram de Dourado, cidade do interior paulista onde residem, em direção à Serra Canastra-MG para desbravar o Rio da Unidade Nacional.

A aventura iniciada em 04 de setembro de 2020 está próxima de ser concluída, junto com a comemoração dos 88 anos de Pedroca Aguiar. No próximo domingo, 14, o mais antigo cavaleiro de longos percursos em atividade receberá os parabéns no encontro do rio com o mar.

Pedroca e Malheiro fazem a expedição acompanhados por seis pessoas, equipe responsável que os acompanha em veículos, pessoal responsável pela assistência de todos, inclusive das montarias, e dos registros feitos por Jorge Aguiar para produção de documentário que certamente incluirá imagens da cidade histórica.

O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Penedo conversou com os cavaleiros no porto das balsas da cidade que Pedroca conheceu em 1993.

Neste ano, ele fazia o caminho de volta da Marcha Brasil 14 mil, quando percorreu – junto com mais dois cavaleiros – o nosso país do Sul ao Norte, cavalgada incluída no Livro Mundial de Recordes, o Guinness Book.

“Está sendo muito gratificante porque estou vendo com a cidade cresceu muito, uma mudança para melhor, e o Centro Histórico continua bonito”, afirmou Pedroca Aguiar, recepcionado pela família Mota, na Fazenda Arizona.

O experiente cavaleiro fala ainda dos objetivos da Expedição Velho Chico, exploração acerca dos potenciais e dos problemas do Nilo Brasileiro. São cerca de 40 km a cavalo, por dia.

“A nossa preocupação não é com a quantidade de quilômetros, mas com as informações que a gente vai obtendo ao longo do caminho. No dia 05 de outubro nós saímos da Serra da Canastra e hoje estamos aqui, acompanhando o rio São Francisco, tanto pela margem esquerda, quanto da direita, captando as coisas bonitas e as feias também”, explica Pedroca.

Durante passagem pelo Paço Municipal, os cavaleiros foram apresentados ao Prefeito Ronaldo Lopes que conversou com os visitantes durante a pausa em sua agenda de trabalho.

A Expedição Velho Chico parte nesta quarta-feira, 10, em direção a Piaçabuçu. Quem quiser acompanhar pelo Instagram, o perfil é @expedicaovelhochico, tudo junto e em letras minúsculas.

por Decom - PMP

Comentários comentar agora ❯