08 Agosto 2019 - 12:09

Resumo da novela ‘A Dona’: capítulos de 12 a 16 de Agosto

Resumo de segunda-feira, 12 de agosto

José Miguel diz a Rodrigo que ele pagará pela morte de seu pai. Rodrigo responde que não tem nada a ver com essa morte e ameaça José Miguel com um revólver. Eles discutem e se agridem, neste momento chegam o delegado e Sabino e conseguem separar a briga. O delegado Toledo diz a Rodrigo que, para o seu bem, é melhor que não se meta com José Miguel. Rodrigo responde que é um homem de paz e não deseja ter problemas com a lei. Alonso chega com Santiaguinho à fazenda “Os Caracóis” e apresenta o filho a Valentina. Gabriela diz a Alonso que seria de mal tom usar o próprio filho apenas para abrandar o coração de Valentina. Ele diz que seria incapaz de fazer isso e garante que desta vez irá lutar pelo amor de Valentina de maneira limpa, que José Miguel cometeu um grande erro ao engravidar Ivana e isso aumentou suas chances. Alonso diz a Gabriela que Ivana tem se encontrado com Toledo às escondidas e que pretende contar a Valentina. Gabriela pede que não o faça até que possam comprovar o envolvimento de Ivana com o delegado. Toledo diz a Valentina que na declaração de Isabel há muitas inconsistências, por isso voltará a interrogá-la, e é bem provável que acabe em liberdade. Valentina aliviada diz que isso irá tranquilizar muito Ivana e lhe garantirá uma gravidez mais sossegada. José Miguel tenta fazer com que Filadelfo diga se Rodrigo foi quem incendiou a cabana de Sabino, onde morreu Frederico.

Toledo diz a Leonor e Ivana que é muito provável que Isabel fique em liberdade. Valentina diz a José Miguel que se ficar comprovado que Filadelfo mente, o demitirá da fazenda “Os Caracóis”, mas pede a ele que deixe que as autoridades façam justiça, e por fim, o faz jurar que não enfrentará Rodrigo. José Miguel diz a Valentina que a ama, e nunca será capaz de sentir algo parecido por Ivana, porque seu amor pertence só a ela. Eles se beijam. Filadelfo diz a Rodrigo que não conseguirá sustentar por muito tempo a mentira que estavam juntos no momento em que a cabana era incendiada com Frederico dentro. Rodrigo o ameaça com um revólver e diz que ele tem que continuar mentindo ou do contrário morrerá. Valentina, chorando, diz que Alonso só foi passar uns dias com seu filho na fazenda e que o único homem que ama é ele. Valentina diz a Filadelfo que ele continuará trabalhando em “Os Caracóis” desde que consiga comprovar que não é aliado de Rodrigo. Alonso diz a Ivana que já sabe de suas visitas ao delegado Toledo. Alonso ainda afirma que é inacreditável que ela faça isso depois de Valentina está renunciando ao seu grande amor em favor dela e de seu filho. Valentina vai comer com Alonso e Santiaguinho e confessa a ele que não consegue esquecer José Miguel.

Resumo de terça-feira, 13 de agosto 

Valentina fica feliz ao ver sua tia livre. Ivana, furiosa, diz a Leonor que está com vontade de matar Valentina, já que ela prometeu deixar José Miguel em paz e não cumpriu. O delegado Toledo diz a Ivana que sua mãe está livre, ela se surpreende, mas finge alegria. Toledo diz que as investigações vão seguir até que encontrem o assassino. Henriqueta diz a Felipe que se pensa que o aceitou, se equivoca, e afirma que seu casamento com Sandra não vai durar nada, pois ela não está acostumada com a mediocridade. Ivana está furiosa com a liberdade da mãe pois agora ela corre o risco de ser descoberta. Isabel, chorando, diz a Benita que estar livre é uma maldição, pois agora logo descobrirão que Ivana foi quem matou Oscar e ela não poderá evitar que a detenham. Ivana tem alucinações diante de Benita, ela acredita estar falando com Oscar, acaba confessando que o matou e que não está grávida. Depois da confissão tenta saltar pela janela, mas Benita a impede, Ivana tem uma forte crise e completamente fora de si, atira Benita pela janela, ela morre instantaneamente.

Leonor diz a José Miguel que já cumpriram seu dever social em assistir o casamento de Sandra e Felipe, e devem voltar para a fazenda, já que Ivana ficou sozinha e não estava se sentindo bem. Leonor diz ao filho que ele sempre procura por desculpas para estar perto de Valentina. Maria da Luz e Cristina encontram o corpo de Benita sem vida. Rodrigo diz a Alonso que não entende porque ele ainda está no povoado, e se deseja que ele o expulse a balas. Valentina se surpreende ao escutar José Miguel dizer que Benita morreu. Felipe diz ao delegado que Benita morreu devido a um forte golpe que recebeu na cabeça e diz que deve ter caído devido as das quais estava se queixando. O delegado conclui que então não houve homicídio. Leonor recrimina José Miguel por ter passado o dia todo com Valentina e diz que Ivana suspeita que eles tem se visto às escondidas e que se ela perder o filho, ele será o único culpado. José Miguel diz à mãe que Benita morreu e pretende ficar ao lado de Valentina nesse momento difícil. Leonor e José Miguel chegam ao velório de Benita.

Resumo de quarta-feira, 14 de agosto 

Ivana se tranquiliza após tomar conhecimento da versão oficial sobre a morte de Benita. Depois chora compulsivamente diante do cadáver de Benita. Gabriela diz a Horácio que não acredita nas lágrimas de Ivana, já que sempre tratou Benita muito mal. Horácio responde que a morte de Benita não enteressaria a Ivana, já que o único que ela quer é ficar com José Miguel e tirar tudo o que é de Valentina. Rodrigo chega ao velório de Benita com uma coroa de flores e diz a Valentina que está as suas ordens. Valentina pede que Rodrigo se vá embora para sempre ou lamentará. Leonor diz a Ivana que se quiser mesmo seguir vivendo em sua casa, terá que pagar uma mensalidade para ajudar nas despesas. Ivana furiosa diz só irá embora quando tiver vontade. Valentina reúne todos os membros de sua família para desculpar-se pelo período em que os tratou mal. Valentina diz a Isabel que ela, Ivana e o bebê e José Miguel sempre serão bem-vindos. Valentina diz a Ernesto que suspeita que Rodrigo assassinou Benita, e pede a Filadelfo que o investigue. Leonor ao ver Ivana dançando, comenta que ela recuperou muito rápido da morte da mulher que a criou. Valentina procura por Ivana enquanto Leonor, furiosa, a insulta, e é surpreendida quando Ivana diz à prima que ela está diante de uma mulher ciumenta. Leonor, furiosa, adverte Ivana. Valentina agradece por ter sido defendida pela prima e Ivana diz que ela é muito ingênua. Alonso diz a José Miguel que Valentina lhe disse várias vezes que está apaixonada por ele, mas esse amor está destinado ao fracasso, pois ele será pai de um filho de Ivana.

José Miguel aconselha Alonso a não se iludir, pois mesmo que ele assuma o filho de Ivana, jamais se casará com ela e Valentina não o deixará de amar por nada neste mundo. Valentina convida Ivana a voltar a viver na fazenda “Os Caracóis”. Ivana, fora de si, responde que só quer que obrigue José a se casar com ela, e afirma que da fazenda “Montesinos” só sai casada com José Miguel. Leonor diz a José Miguel que é tempo de Ivana voltar a viver na fazenda de Valentina. José Miguel diz que propôs e ela se recusou. Ivana está furiosa por que ainda não conseguiu engravidar. Leonor exige de Ivana uma explicação por tê-la revelado seu caso com Rodrigo Gavilan. Leonor completa dizendo a Ivana que sabe que ela não ama José Miguel e só o quer por capricho, pois inveja tudo que sua prima tem. Ivana diz que isso foi só uma amostra do que é capaz de fazer e reafirma que ela ficará ali até que tenha vontade, e não sairá da fazenda “Montesinos” tão fácil. José Miguel diz a Valentina que perdeu tudo e vai embora do povoado em poucos dias, Valentina chorando pede que ele a ame pela última vez. Eles fazem amor. Rodrigo se enfurece ao ver do lado de fora da cabana os cavalos de José Miguel e Valentina.

Resumo de quinta-feira, 15 de agosto 

Ivana recrimina José Miguel por não ter dito nada sobre sua partida e tenta convencê-lo a levá-la com ele para a capital, mas ele se nega. Ivana, furiosa, ameaça se matar mas José Miguel diz que esse tipo de jogo não funciona com ele. O delegado informa Valentina que o sangue presente na camisa de Rodrigo era de Lázaro. Foi comprovado que Rodrigo é o assassino e será preso. Por fim, Ivana se desmascara diante de Valentina, grita que toda a vida teve ódio dela e justamente por isso ficará com José Miguel. Ela faz ameaças à prima dizendo que se voltar a se aproximar de José Miguel descobrirá do que é capaz. Ivana recrimina sua mãe por nunca ter lhe dado seu lugar como filha, pois sempre colocou Valentina em primeiro plano e como exemplo de boa moça. Isabel não concorda e diz que a ama tanto que foi capaz até de assumir a culpa por um crime que não cometeu para protegê-la. Isabel diz a Ivana que contará a Valentina que ela é a verdadeira assassina de Oscar Almeida. Ivana diz à mãe que se ela a delatar jamais voltará a vê-la e muito menos seu neto. José Miguel diz a Alonso que o amor que ele e Valentina sentem é imenso, por isso jamais conseguirá separá-los. Alonso diz que não tem nada a perder, ainda que sua chance seja mínima, tentará reconquistá-la.

Leonor diz a Ivana que depois de perder o apoio econômico da prima, não terá como se manter, por isso, assim que José Miguel for embora, vai expulsá-la da fazenda Montesinos. Rodrigo pressiona Cristina a lhe dizer porque vai tantas vezes à delegacia. Cristina não se intimida e conta que foi entregar ao delegado a roupa suja de sangue e logo ele será preso pela morte de Lázaro. No meio da estrada, Rodrigo agride Gabriela, que cai desmaiada e Rodrigo a rapta. Alonso encontra a caminhonete. Gabriela desperta e diz a Alonso que Rodrigo levou Valentina. José Miguel diz a Leonor que Sabino tem instruções para vender o gado e com esse dinheiro poderão quitar as dividas da fazenda. Leonor diz que não quer se enterrar na fazenda. Valentina exige que Rodrigo a diga porque a sequestrou. Ele não a responde e Valentina oferece dinheiro para que a liberte, Rodrigo mostra muitas moedas de ouro e afirma que a dona está enganada se pensa que ele precisa de dinheiro, já que isso ela tem de sobra. Horácio informa José Miguel que Rodrigo sequestrou Valentina. Ele de imediato se une ao delegado para formar grupos de busca.

Resumo de sexta-feira, 16 de agosto (Capítulo 100) 

Valentina está amarrada e escuta a voz de José Miguel chamando por ela e o responde. Rodrigo, furioso, a esbofeteia e diz que antes que José ou Alonso a encontre, vão encontrar a morte. Ivana diz a Horácio que o avisou que Rodrigo raptou Valentina e José Miguel saiu de imediato atrás dela. Rodrigo diz a Valentina que quis conquistá-la, por isso lhe deu jóias e flores. Valentina diz a Rodrigo que a ela não se conquista com ostentação e riqueza, que para despertar seu amor, primeiramente ela deve admirar o homem, e até agora, dele só pode ver seu lado obscuro. Valentina pede que ele lhe demonstre que é um homem de bem deixando-a em liberdade. Maria da Luz, chorando, confessa a Timóteo do abuso que sofreu por parte de Rodrigo, ele, compreensivo, diz que ela não deve sentir vergonha, pois tudo isso que aconteceu não tira em nada sua pureza. Alonso e José Miguel se agridem. Sabino e Horácio pede aos dois que parem de brigar e pensem em Valentina. Valentina suplica a Rodrigo que a deixe livre pois sua família precisa muito dela e Ivana está doente. Rodrigo diz que ela não deve se preocupar com Ivana pois é uma pessoa má e não merece seu amor. Rodrigo conta que junto com Ivana planejou assassiná-la. Diz ainda que a serpente em seu quarto foi ideia de Ivana, para que ela morresse e a deixa-se rica. Ele também revela que foi Ivana quem matou Benita, atirando-a a pela sacada.

Rodrigo se preocupa ao se dar conta que Valentina tem febre. Leonor trata de convencer José Miguel para que ele siga com seus planos de voltar para a capital, mas ele diz que não irá embora até que Valentina apareça, viva e sã, e se não for assim, ele nem faz mais questão de viver. Ivana diz a Leonor que quando se encontrarem, José Miguel e Rodrigo vão acabar se matando, que os dois não sairão vivos. Leonor diz a Ivana que apenas a suportou por sua suposta gravidez, mas que está certa que isso tudo foi uma invenção de sua mente doente e que se ela não sair imediatamente de sua casa, José Miguel ficará a par de tudo. Ivana responde que também lhe dirá umas verdades, inclusive que sua mãe foi amante de Rodrigo. Hipócrita, Ivana diz a José Miguel que o libera de todos os compromissos , diz que está voltando a fazenda “Os Caracóis”, e que seu amor por ele é tão grande que prefere vê-lo feliz, mesmo que distante dela. Rodrigo confessa a Valentina que assassinou Frederico. Alonso e José Miguel estão a ponto de encontrar o esconderijo onde Rodrigo está com Valentina. 

Comentários comentar agora ❯