08 Junho 2017 - 21:38

Ancine publica livro digital sobre a política pública para o audiovisual

Agência Nacional do Cinema - ANCINE, em comemoração aos 15 anos de sua criação, publica em seu Portal a versão digital do livro “Uma nova política para o audiovisual: Agência Nacional do Cinema, os primeiros 15 anos”. A publicação traz um panorama dos últimos anos da política pública do audiovisual brasileiro, inaugurada com a formação da Agência em setembro de 2001.

Nesse período, o mercado audiovisual atravessou um processo de reestruturação e experimentou um crescimento nunca antes alcançado, com todos os elos da cadeia produtiva atendidos de maneira articulada e planejada.

Alguns marcos regulatórios determinaram avanços fundamentais da nova política, como a Lei 11.437 (2006), que estabeleceu o Fundo Setorial do Audiovisual; a Lei 12.485 (2011), que regulamentou o serviço de TV por assinatura; e a Lei 12.599 (2012), que ampliou a proteção ao mercado publicitário brasileiro e criou os programas Cinema Perto de Você, Cinema da Cidade, e estabeleceu o Regime Especial de Tributação para o Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica – RECINE.

Além dessas normas e ações, o livro aborda também a aprovação do Plano de Diretrizes e Metas (PDM), criado em 2012, e o lançamento, em 2014, do Programa Brasil de Todas as Telas, conjunto de medidas concebido para concretizar as ideias formuladas pelo PDM, que consolidam a política audiovisual em seus planos teóricos e práticos.

A obra, escrita pelo jornalista especializado Pedro Butcher, explica conceitualmente o novo paradigma para o setor baseado em seis vetores: Expansão do mercado; Política multifocal; Atenção às transformações do mercado audiovisual e da sociedade no Brasil e no mundo; Inclusão de todo o território brasileiro; Internacionalização; e Fortalecimento do audiovisual e democratização da produção e da difusão do conteúdo brasileiro.

A publicação traz ainda gráficos com as séries históricas sobre o parque exibidor brasileiro; o público total das salas de cinema; o número de assinantes de TV paga; o volume de recursos disponibilizados para o setor pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA); o número de ingressos vendidos por distribuidoras brasileiras; a desconcentração regional dos recursos do FSA; entre outros resultados. 

por Assessoria

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