07 Janeiro 2020 - 10:00

Espaço Alagoas Feita à Mão expõe e comercializa peças do artesanato alagoano

Divulgação
Iniciativa é uma forma de divulgar e fomentar o consumo de peças do artesanato loca

Chapéu de guerreiro, bumba-meu-boi, mosaico de azulejos, peças de roupas, acessórios e objetos decorativos são algumas peças do artesanato alagoano que estão sendo expostas e comercializadas no espaço Alagoas Feita À Mão, no Maceió Shopping. Até o dia 21 de fevereiro, os artesãos divulgarão seus produtos em uma espécie de lounge, montado estrategicamente como ponto de chegada e partida dos turistas que usam o free bus do shopping.

A iniciativa executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Maceió Shopping, tem assinatura do programa Alagoas Feita à Mão e contará, ao todo, com a participação de 45 produtores locais entre grupos, associações, cooperativas e mestres. A exposição, que é rotativa, terá um grupo diferente de artesãos a cada 15 dias, representando a cultura de Alagoas de suas peças.

“Estamos em uma excelente alta temporada em Alagoas e ter nossos artesãos em um espaço que recebe tanta gente é uma ótima forma de divulgar e fomentar o consumo da cultura alagoana através da inserção do artesanato em diferentes espaços e para públicos variados”, pontua Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur.

Mestre Vânia Oliveira, patrimônio vivo do estado, trabalha com artesanato há 37 anos e é apaixonada pela cultura popular alagoana. No espaço, ela está acompanhada dos seus chapéus de guerreiro e bumba-meu-boi na forma de tiaras, camisetas e objetos decorativos.

“São oportunidades como as que estamos tendo agora que precisamos para comercializar nosso trabalho. A aceitação do público é muito boa e nós podemos mostrar mais da nossa cultura aos que não conhecem, tanto para os turistas quanto para as pessoas da terra. É através do artesanato que vamos fazendo com que nossa cultura permaneça viva”, salienta a Mestre Vânia.

As peças dispostas para o público são únicas e típicas de serem encontradas apenas em Alagoas. Marcelle Maria Rocha conheceu o trabalho dos artesãos alagoanos quando ainda era turista paulista. Hoje, morando há 15 anos em Maceió, continua encantada pelas produções.

“Aqui tem um artesanato diferenciado, não vemos parecido em outro lugar. Tem o filé, os bordados e até bolsas de palha. Quando viajo para outro estado e levo algum desses produtos, as pessoas sempre perguntam de onde são. São coisas produzidas apenas em Alagoas”, expõe.

Para o turista ou alagoano que deseja ter em casa uma parte de Alagoas representada pode visitar o lounge de segunda à sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 21h. O espaço fica localizado em frente à loja Renner, no 1º piso.

O Alagoas Feita À Mão

O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feita À Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As principais atividades são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.  

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯