05 Novembro 2009 - 17:38

Teatro Deodoro comemora 99 anos com "Papel no Varal"

Adailson Calheiros
Música e poesia vão marcar aniversário do Deodoro

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) estará promovendo um evento, na próxima sexta-feira, 13 de novembro, para comemorar a passagem dos 99 anos do Teatro Deodoro, que encontra-se em reforma objetivando chegar ao seu centenário totalmente restaurado e de “roupa nova”.

A comemoração contará com o projeto Papel no Varal, assinado por Ricardo Cabús e que leva poesia por meio de saraus que estão sendo realizados desde março deste ano.

O Papel no Varal é um projeto que conta com poemas pré-selecionados e impressos numa folha A4, dispostos num varal de sisal, com pegadores rústicos de madeira. A partir do ambiente simples, curioso e rico em poesias alagoanas, brasileiras e internacionais, o sarau é formado de modo que qualquer pessoa pode ler/interpretar quaisquer poemas do varal, desde que não seja o seu e nem sejam em sequência.

Desvinculado da ideia do sarau tradicional em auditórios fechados, ao permitir a livre participação da população, o Papel no Varal favorece um dinamismo, que se enfatiza com o tamanho dos poemas que dura em média um minuto de interpretação. “Embora a subjetividade sempre exista, a escolha dos poemas para o varal, em cada edição do projeto, procura atender a uma série de critérios objetivos, como quantidade, tamanho, origem, língua, época e temática. Tudo isso para formar um ambiente agradável e eclético, trazendo a poesia de todo canto, para todo mundo”, explica o idealizador do projeto, Ricardo Cabús.

Na parte musical, a noite ficará por conta de Leureny, acompanhada por Wilbert Fialho. A programação terá início às 20h30 com um recital de piano, apresentado por Expedito Rossiter, no foyer do Teatro Deodoro. O evento é aberto ao público e mesas serão disponibilizadas no pátio externo do teatro.

“Não temos dúvidas que temos o que comemorar. O Deodoro está com o palco inativo, mas nós da Diteal, com o apoio do governador Teotonio Vilela Filho, não paramos, com projetos como o Quarta no Arena e Instrumental no Arena, sucessos de público com espetáculos alagoanos. É claro que gostaríamos de comemorar esse aniversário com o Teatro Deodoro em plena atividade, mas a reforma está acontecendo, para que daqui há um ano, comemoremos o centenário neste que é o palco mais charmoso e importante de Alagoas”, falou Juarez Gomes de Barros, Diretor-Presidente da Diteal.

Com projetos voltados à produção local, como o Quarta no Arena e Instrumental no Arena, a Diteal já contabiliza a presença de mais de cinco mil pessoas, apenas no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro. Além disso, mais de 600 pessoas já visitaram as cinco primeiras exposições de artes visuais que estão acontecendo no Café da Linda, localizado também no prédio do Teatro Deodoro, como explica o Diretor-artístico da Diteal, Alexandre Holanda.

“Estamos trabalhando com as mais diversas manifestações artísticas e, por isso, convidamos o projeto Papel no Varal para comemorarmos os 99 anos do Teatro Deodoro, pois é um projeto que também lida com várias artes e vem formando plateia por onde passa”.

Logomarca dos 100 anos - Ainda para comemorar o centenário do Deodoro, continuam abertas, até 20 de novembro, as inscrições para o concurso que vai escolher a logomarca do selo comemorativo dos 100 anos do Teatro Deodoro. Os interessados podem se inscrever pessoalmente, no próprio Teatro Deodoro, no horário das 10h às 17h, ou pelos Correios. Os concorrentes devem ser maior de idade e residir em Alagoas há pelo menos dois anos. O que importará é criatividade e não o currículo do concorrente.

A divulgação do resultado da seleção será no dia 4 de dezembro e a premiação se dará no dia 11 de dezembro. O prêmio será a quantia de R$ 2,5 mil e uma placa comemorativa. A logomarca escolhida será utilizada em todo o material de promoção e divulgação dos 100 anos do Teatro Deodoro.

O edital com maiores informações e a ficha de inscrição estão disponíveis também no site do teatro: www.teatrodeodoro.al.gov.br.

Mais informações pelo telefone (82) 3315-5665 ou pelo e-mail [email protected]

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯