04 Agosto 2017 - 07:35

Convento Santa Maria dos Anjos é entregue oficialmente para comunidade católica de Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
O complexo é administrado pela Ordem Terceira de São Francisco

Após cerca de cinco anos em obras, representando um investimento estimado em aproximadamente R$ 10 milhões, o Convento Santa Maria dos Anjos foi entregue oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a comunidade católica de Penedo. A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 03 de agosto.

Além da adequação do Complexo Conventual Santa Maria dos Anjos, que deve se tornar uma pousada para fortalecer ainda mais o turismo religioso na cidade ribeirinha, a obra contou ainda com a restauração de pinturas artísticas, desenhos, azulejos, montagem e desmontagem do altar-mor, forro, elevador para portadores de necessidades especiais e idosos, auditório e estacionamento

A transformação da clausura em hospedagem para turistas, com 14 leitos, foi uma forma apontada pelo IPHAN para que o Complexo possa gerar ‘renda’ e ter sustentabilidade. Os recursos recebidos pela oferta dos serviços serão revertidos na manutenção do próprio.

“Muito bom estar aqui mais uma vez. Mais um monumento que entregamos ao povo de Penedo. Além da restauração artística, também buscamos a sustentabilidade ao dotar o complexo de leitos para hospedar turistas, preservando a sua religiosidade. Estamos trabalhando pelo resgate e pela pujança de Penedo. Em breve, estaremos de volta para mais inaugurações”, comemorou o superintendente do IPHAN em Alagoas, Mário Aluísio.

Frei Antônio, guardião do Complexo Conventual Santa Maria dos Anjos, agradeceu em nome da Ordem Terceira de São Francisco, a preservação do patrimônio. “Não há verdade que dispense um discurso. Quem busca salvaguardar a memória de uma nação, contribui com a sua existência. Devemos nos mobilizar e conhecer nossa história, a história do nosso patrimônio. Agradeço aos que aqui estão e contribuíram para preservar este belo Convento”.

Em todas as inaugurações das obras de restauro e contempladas pelo PAC das Cidades Históricas, a presidente Nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, esteve presente. “Preservar toda a obra Franciscana e Jesuíta é uma obrigação nossa. Somos loucos e apaixonados para tomar conta do rico patrimônio do Brasil. Sem cultura não somos Estado. Ontem foi dia de Nossa Senhora dos Anjos e que suas bênçãos recaiam sobre nós. Isso aqui é a alma da nossa história e um povo não existe sem história. Bem, peço que continuem protegendo este patrimônio do Brasil”, lembrou.

  

Também presentes à solenidade, o senador Renan Calheiros (PMDB) e o coordenador do PAC das Cidades Históricas, Robson Almeida, foram lembrados pelo prefeito Marcius Beltrão (PDT), que fez questão de agradecer as parcerias.

“Nossa cidade é um canteiro de obras, graças ao PAC das Cidades Históricas. Agradeço ao coordenador do PAC Robson Almeida e ao senador Renan Calheiros. Estamos recebendo o nosso Convento totalmente restaurado. Este é o monumento mais belo de Penedo e um dos mais belos do Brasil. Hoje agradecemos a presença dos Franciscanos em Penedo. Parabéns e obrigado aos que contribuíram para que chegássemos neste dia, depois de exatos cinco anos de muito trabalho”, concluiu o prefeito de Penedo.

O vice-governador Luciano Barbosa, vereadores, secretários municipais e prefeitos da região também participaram da solenidade.

Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos

Fundado em 1661, atendeu aos pedidos dos habitantes da vila. O novo convento começou a ser construído em 1682 e as obras se prolongaram até 1694. No século XVIII, o Convento teve sua arquitetura bastante enriquecida. O interior possui talha do século XVIII, em estilo rococó, onde se conserva a tradição da talha barroca do norte de Portugal. E seu altar-mor é pintado com ouro em pó. O complexo é administrado pela Ordem Terceira de São Francisco.

Clique AQUI e veja como foi a solenidade. 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • WELLINGTON COM CERTEZA A ADMINISTRAÇÃO DESTA "POUSADA" FICARÁ POR CONTA DE MAIS UM AVENTUREIRO QUE É "AMIGO",DO "AMIGO", DO "AMIGO"... EM BREVE NÃO TEREMOS MAIS AS OBRAS SACRAS SAQUEADAS E RESTARÁ APENAS AS LEMBRANÇAS AO POVO DE PENEDO. BREVE FAREI UMA VISITA PARA FOTOGRAFAR ANTES LEVEM O RESTINHO...