Skip to content

Baianos e turistas celebraram Iemanjá em Salvador; multidão se formou no Rio Vermelho

  • Home
  • Cultura
  • Baianos e turistas celebraram Iemanjá em Salvador; multidão se formou no Rio Vermelho

Baianos e turistas celebraram Iemanjá em Salvador; multidão se formou no Rio Vermelho

As homenagens a Iemanjá em Salvador acontecem desde a madrugada deste domingo (2), no Rio Vermelho. As ruas do bairro boêmio da capital baiana foram tomadas pela multidão e muita gente não esperou o amanhecer do dia 2 de fevereiro, antes mesmo do sol nascer reverenciaram a Rainha do Mar.

Por volta das 5h, uma alvorada marcou o início da celebração a Iemanjá no Rio Vermelho. A alvorada, ritual realizado pelos pescadores, ocorre em gratidão pela fartura que vem das águas salgadas.

Também durante a madrugada, só que na região do Dique do Tororó, baianos fizeram uma celebração a Oxum, orixá das águas doces.

No Rio Vermelho, baianos e turistas vestiram branco e azul, cores da Rainha do Mar, para homenageá-la. De acordo com a prefeitura de Salvador, a expectativa dos organizadores da festa é que cerca de 800 mil pessoas participem do evento neste domingo.

Este ano a festa já é patrimônio cultural de Salvador, reconhecida pela prefeitura da capital baiana, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em um ato solene realizado na véspera da festa, no sábado (1º).

Nas religiões de matrizes africanas, Iemanjá é considerada a mãe de todos os orixás. O povo de santo marcou presença na festa, mas quem foi ao Rio Vermelho neste domingo, também viu um padre celebrando uma missa debaixo de um toldo montado por um grupo da umbanda.

O presente de Iemanjá, a orixá das águas, é uma imagem da Rainha do Mar em cima de um golfinho. O animal representa a supremacia e a força dela acima das águas.

O presente fica na Colônia de Pescadores Z1, no Largo de Santana, bairro do Rio Vermelho. Também desde a madrugada, o público se aproxima para deixar lembranças para Iemanjá. Quem preferiu deixar os presentes na colônia de pescadores enfrentou uma longa fila para se aproximar do local.

Muita gente decidiu levar à oferenda diretamente ao mar e com os pés na areia, se rendeu às águas salgadas. Com os 30ºC que faz em Salvador, se aproximar do mar serve para refrescar, mas também para jogar flores a Iemanjá. Algumas pessoas levaram perfumes, mas não jogaram os frascos, abriram os recipientes e jogaram o perfume direto no mar.

O presente principal e os demais, deixados por devotos foram levados em uma procissão marítima para o mar por volta das 16h15.

O encerramento da festa religiosa acontece às 18h, mas a parte profana deve terminar às 22h, quando os equipamentos sonoros na região vão começar a ser desligados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também