05 Abril 2021 - 06:00

Acervo em Rede quer ampliar acesso do cidadão aos bens culturais dos museus

Tomaz Silva/Agência Brasil
Já são mais de 200 mil itens catalogados e mais de 15 mil disponibilizados para consulta on-line

Um museu sempre aberto ao público no ambiente digital. Com o intuito de colocar isso em prática, foi instituído o programa Acervo em Rede, que busca equipar museus com ferramentas digitais como forma de aperfeiçoar a gestão e catalogação de acervos. A intenção é facilitar, por meio da internet, o acesso da população aos bens culturais preservados nos museus brasileiros.

“O principal objetivo do programa é promover a democratização do acesso digital da sociedade brasileira aos bens culturais musealizados, promovendo também a digitalização e documentação dos acervos das instituições museológicas para publicação em rede, na internet”, explicou Amanda Oliveira, museóloga responsável pelo programa Acervo em Rede, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Segundo ela, ao adotar ferramentas digitais, é possível ampliar o acesso, antes restrito em grande parte dos museus a publicações impressas e visitas presenciais. “Foi possível, por meio da internet, a representação em meio digital dos museus presenciais.”

O Acervo em Rede
As competências do programa são instrumentalizar os museus brasileiros com ferramentas digitais sistêmicas, capazes de aperfeiçoar a gestão e a catalogação de acervos, permitindo a difusão integrada do patrimônio museológico e do patrimônio cultural, preservado por diferentes grupos sociais.

E também promover a democratização do acesso digital da sociedade brasileira aos objetos e artefatos que representam a memória coletiva, a história e a diversidade cultural presentes em todas as regiões do país.

Segundo Amanda Oliveira, será promovido o uso de software livre para criação de acervos digitais de forma gratuita. Atualmente, por meio desse tipo de ferramenta, já são mais de 200 mil itens catalogados e mais de 15 mil disponibilizados para consulta on-line da sociedade. Também estão publicadas exposições culturais produzidas pelos museus.

A estratégia do programa leva em conta as orientações do Plano Nacional de Cultura e do Plano Nacional Setorial de Museus (2010-2020) de estruturação da documentação de acervos em bancos de dados eletrônicos.

por Governo do Brasil

Comentários comentar agora ❯