01 Junho 2018 - 10:22

Museu do Rio São Francisco e Centro de Referência são debatidos entre representantes da Casa do Penedo e do Iphan

Assessoria
Os dois imóveis foram incluídos no PAC Cidades Históricas

Dois projetos importantes para Alagoas e o Rio São Francisco foram debatidos durante encontro entre representantes da Fundação Casa do Penedo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Reunidos em Penedo na última quarta-feira, 30, eles definiram ações para conclusão das obras físicas da Vila Lessa - sede do futuro Centro de Referência do Rio São Francisco e da Biblioteca Francisco Sales – e do Museu do Rio São Francisco, investimento que será instalado no Chalé dos Loureiros.

Os dois imóveis foram incluídos no PAC Cidades Históricas, conforme solicitação da Casa do Penedo apoiada pela prefeitura de Penedo e o Iphan.

Apesar de estarem com as respectivas estruturas recuperadas, ainda resta a conclusão de serviços nos dois imóveis de destacado valor arquitetônico e artístico.

O funcionamento do Museu do Rio SF foi apresentado por Werner Salles, jornalista, produtor audiovisual e um dos autores do projeto que também leva a assinatura da museóloga Carmem Lúcia Dantas e da arquiteta Adriana Guimarães.

Já a exposição do Centro de Referência e da Biblioteca Francisco Sales ficou por conta de Wilma Nóbrega, bibliotecária especialista em administração e organização de arquivos. O escritor, sociólogo e filósofo Rossini Côrrea é colaborador dos trabalhos.

Feitas as apresentações, uma reunião ficou agendada para o início da próxima semana, em Maceió, onde as propostas discutidas serão formalizadas. Também uma outra frente de atuação ocorrerá em Brasília para que os dois espaços culturais cumpram com os objetivos traçados.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • fernando vinicius Em nome da Fundação Casa do Penedo, nosso agradecimento por divulgar o trabalho que visa resgatar a importância de nossa cidade e do Rio São Francisco.