30 Junho 2011 - 19:39

Alemanha aprova fim das atividades nucleares até 2022

O Parlamento da Alemanha aprovou hoje (30) um plano nacional que fixa a meta de encerrar as atividades de todas as usinas nucleares no país até 2022. A decisão é resultado de pressão interna e esbarrou em críticas de países europeus, como a França. Os franceses informaram que pretendem manter em funcionamento suas 56 usinas.

Apesar das controvérsias, o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Norbert Röttgen, elogiou a decisão, considerando-a “um sinal histórico”. Ambientalistas e sociais-democratas informaram que pretendem desenvolver projetos detalhando a exploração de energias renováveis por considerarem insuficientes as medidas previstas.

Apenas o grupo que integra a legenda Die Linke votou contra a proposta. Segundo esses políticos, a medida ideal é fixar as metas para 2014 e não 2022. No entanto, a chanceler Angela Merkel anunciou a antecipação do fechamento de algumas usinas, informando que 17 reatores alemães terão suas atividades encerradas em breve - oito deles até o fim deste ano.

A iniciativa da chanceler ocorreu logo depois dos acidentes nucleares registrados na região da Usina de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. Explosões e vazamentos ocorreram após o terremoto seguido por tsunami, em 11 de março.

Angela Merkel anunciou também a adoção de uma moratória de três meses para que as centrais se adaptem às novas condições de segurança. Paralelamente haverá ainda um programa financiado com 1,2 bilhão de euros para melhorar o isolamento térmico de edifícios e poupar energia.

 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯