29 Outubro 2019 - 14:45

Prêmio Black Friday de Verdade mostra onde vale a pena comprar

Google Imagens
A popularização da data se comprova em pesquisa divulgada pelo Google.

Já tem muita gente aguardando a Black Friday deste ano. A data se tornou uma alavanca de vendas neste período de sazonalidade e um “esquenta” para as vendas e compras de final de ano.

A data foi criada na terra do Tio Sam - Estados Unidos - e incentiva os setores de comércio e serviços a realizar anualmente, na quarta sexta-feira de novembro, promoções de derrubar os preços, com ofertas que chegam aos 70% de descontos. A ideia logo se popularizou no Brasil e atualmente a maioria dos brasileiros já conhece a Black Friday.

A popularização da data se comprova em pesquisa divulgada pelo Google. Os números mostram que a intenção de compras dos internautas durante a Black Friday 2019 aumentou 58% com relação a 2018, e 69% dos consumidores já sabem o que vão comprar.

Prova de que a data já faz parte do cronograma dos consumidores brasileiros é que no ano passado, de acordo com o Portal REVIEWBOX, os sites de e-commerce venderam quase R$ 3 bilhões na sexta-feira mais famosa do calendário de reduções de preços.

E os interessados em descontos têm mais um motivo para “comemorar” a Brack Friday. Logo que surgiu no Brasil, a validade das promoções foi colocada em xeque e chegou a ser ironizada com frases do tipo Black Fraude.

Para deixar clientes mais tranquilos, em 2014 foi criado o site Black Friday de Verdade, que auxilia os consumidores brasileiros a encontrarem as melhores condições de compra, em meio a tantas opções. A ideia deu certo e logo, em 2017, foi criado o Prêmio Black Friday de Verdade, em parceria com o E-commerce Brasil, Abcomm e Digitalks. O prêmio reconhece as melhores práticas junto às empresas que participam da sexta-feira dos descontos.

Neste ano a premiação chega à terceira edição. Ao todo, 31 especialistas do mercado de marketing digital e comércio eletrônico foram responsáveis por indicar as 71 lojas finalistas, que concorrerão em 15 categorias.

O mais interessante é que a segunda fase da votação conta com o voto é popular. Nada mais justo, tendo em vista que o objetivo final é alcançar o consumidor. Até 30 de novembro os próprios clientes podem acessar o site da premiação e escolher as lojas favoritas em cada uma das categorias.

Além disso, há a premiação da melhor Black Friday do Brasil, o chamado Grand Prix, onde os clientes escolherão a melhor loja entre todas as finalistas. Em 2018 mais de 100 mil pessoas votaram no Prêmio Black Friday de Verdade. Este ano a Black Friday será dia 29 de novembro. Mas você já pode começar a stalkear sua loja online preferida, isso porque muitas marcas iniciam a divulgação das promoções antes da data oficial.
 

Comentários comentar agora ❯