29 Setembro 2009 - 15:05

Sergipe é o 3º do Nordeste em cobertura vacinal contra pólio

Wellington Barreto

Sergipe aparece até agora em terceiro lugar no ranking de estados do Nordeste que atingiram a meta da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Das 196.483 crianças menores de cinco anos de idade, que formam o público alvo da campanha, 189.393 receberam a dose da vacina, o que representa o percentual de 96,39%. O Ministério da Saúde preconiza que os estados alcancem os 95%.

Em nível nacional, Sergipe ocupa o sexto lugar, atrás dos estados do Paraná (99,83%), Santa Catarina (99,13%), Pernambuco (98,91%), Amapá (97,30%) e Paraíba (97,02%). Os dados são parciais, uma vez que o site do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) ainda está sendo alimentado, conforme os municípios encaminham os números de doses aplicadas.

“A campanha já foi oficialmente encerrada, mas as secretarias municipais de Saúde têm até o dia 5 de outubro para passarem esses dados para o sistema”, informou Sândala Teles Oliveira, gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Apesar de no índice geral o Estado ultrapassar a meta, alguns municípios ainda não atingiram os 95%. “Das 75 cidades sergipanas, 29 se encontram nesta situação”, disse Sândala.

Porém, ela esclarece que o não cumprimento da meta por parte de alguns municípios só poderá ser confirmado após o fechamento do SI-PNI. “Ainda não dá para apontar se foi o município que não vacinou ou se foi porque ele não informou as doses aplicadas mais recentemente”, ressaltou a gerente de Imunização da SES, acrescentando que, em contrapartida, dentre as localidades que atingiram a meta, alguns municípios demonstram ter ultrapassado os 100% de cobertura.

É o caso de Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Carira, Frei Paulo, Macambira, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Capela, Carmópolis, General Maynard, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, Siriri, Gararu, Itabi, Monte Alegre, Aquidabã, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Muribeca, Telha, Tobias Barreto, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora e Itaporanga D’Ajuda.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯