Skip to content

Chegam a Pernambuco os primeiros equipamentos para Refinaria Abreu e Lima

  • Home
  • Brasil/Mundo
  • Chegam a Pernambuco os primeiros equipamentos para Refinaria Abreu e Lima

Chegam a Pernambuco os primeiros equipamentos para Refinaria Abreu e Lima

Com a terraplenagem quase concluída, começa a mudar a paisagem do terreno da refinaria de Pernambuco (Abreu e Lima). Essa mudança será marcada pela chegada de oito dessalgadoras que irão desidratar e dessalinizar o petróleo pesado que será refinado. Os primeiros grandes equipamentos serão recebidos por uma equipe da Petrobras, nesta segunda-feira (28/9), no porto de Suape.

Os equipamentos, que partiram dia 14/09 do Porto de Houston (Texas, Estados Unidos) e irão compor a Unidade de Destilação Atmosférica (UDA), serão desembarcados na terça-feira. Cada peça pesa 119 toneladas com dimensões de 4m de diâmetro por 32m de comprimento. As dessalgadoras serão armazenadas em área previamente preparada no terreno da Refinaria e instaladas no próximo ano.

“A entrega destes equipamentos marca o início de uma nova fase para o empreendimento e reflete o sucesso do trabalho de todas as pessoas envolvidas no projeto”, disse Fernando Viegas, gerente de Suprimentos da Engenharia da Refinaria.

Com a fase final da terraplanagem, as obras passam a ter nova configuração. Onde havia apenas tratores, retro-escavadeiras e um terreno plano, haverá agora movimentação de guinchos, içamentos e a necessidade de operações de logística, transporte e armazenagem específicas.

Saiba mais sobre o equipamento

As dessalgadoras têm como função “lavar” o petróleo, sob condições controladas, para dissolver sais, diluir a água residual que vem das unidades de produção e remover parte das impurezas insolúveis em água, por arraste (separação de um componente de uma mistura por meio de uma corrente de fluido) na fase aquosa.

A dessalgação de petróleo é o processo de remoção dos sais solúveis em água da corrente de petróleo. A forma mais eficiente de remoção de água de petróleo é conseguida com a utilização de um campo elétrico no interior da dessalgadora. Equipamentos deste tipo são conhecidos genericamente como tratadores elétricos, que são vasos horizontais de grandes diâmetros, possuindo no seu interior pelo menos duas grades de eletrodos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também