28 Agosto 2009 - 11:13

Governo de Sergipe assina termo de isenção para alunos da UFS

Márcio Dantas/ASN

Uma medida inédita que isentará cinco mil alunos da rede pública estadual de pagar o valor da inscrição no vestibular 2010 do Universidade Federal de Sergipe (UFS). Esta é a iniciativa que está sendo autorizada pelo governador Marcelo Déda com a assinatura do Termo de cooperação Técnica entre as secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides).

A solenidade aconteceu na noite da última quinta-feira, 27, no Clube do Banese, na Coroa do Meio, e foi dirigida especificamente para os alunos que participam do curso pré-universitário (Pré-Seed). A iniciativa permitirá o repasse de R$ 250 mil em recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza para a Seed, que fará o encaminhamento junto à UFS.

A medida visa garantir o êxito do Pré-Seed, que vem obtendo resultados notáveis com a inserção cada vez maior dos alunos oriundos da rede pública nas instituições de ensino superior e, sobretudo, na Universidade Federal de Sergipe.

Em 2009, o Governo do Estado proporcionou a isenção para 2,6 mil estudantes, atingindo um montante de R$ 130 mil. Graças a o convênio assinado com a Seides, foi possível ampliar em 92% os recursos, garantindo um número maior de beneficiados. Além disso, a Seed também ampliará as ações de apoio aos vestibulandos, que também foram realizadas em anos anteriores.

“Este é um grande esforço do Governo para promover a realização do sonho de muitos estudantes e aqui eu quero assumir um compromisso com todos vocês: o de que vocês vão se esforçar ao máximo para aumentar ainda mais os índices de aprovação já obtidos. Este é um dos passos mais importantes que o Governo está dando para aumentar o número de alunos da rede pública nos cursos universitários e, especialmente, nos cursos da Universidade Federal de Sergipe”, frisou o governador.

Ainda segundo Déda, a ação se associa à iniciativa do Governo Federal, que tem realizado um notável trabalho na expansão do ensino superior no país, ampliando as possibilidades de inserção dos alunos oriundos das camadas mais humildes da população. “Eu acredito na escola pública porque sou oriundo dela. Desde a minha infância, em Simão Dias, sempre estudei em escola pública e consegui conquistar espaços na sociedade. Por que seria impossível que alguns de vocês trilhassem o mesmo caminho? Basta que se esforcem e busquem com fé esse objetivo”, recomendou o governador.

O Pré-Universitário está presente em todo o Estado, atendendo a cinco mil alunos. São 34 pólos instalados em escolas da rede estadual, sendo 14 na capital e 20 no interior. Em 2009, a rede estadual registrou 2.242 aprovações no vestibular de diversas instituições, seja na modalidade presencial ou à distância. Desse total, 1.179 foram na UFS.

Modelo nacional

Segundo o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Abi Custódio, o pré-vestibular público de Sergipe é hoje um modelo para todo o país. “Esta é uma medida que vai ampliar o alcance de um programa de sucesso, facilitando aos alunos da rede pública o acesso aos cursos superiores e consolidando o direito a uma educação de qualidade”, avaliou.

Consolidando esse entendimento, o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, também fez questão de ressaltar o trabalho de todos os profissionais responsáveis pela iniciativa. “Eles refletem no seu cotidiano a nossa meta maior de recuperar o prestígio da educação pública em Sergipe”, enfatizou o secretário. “Estamos apostando na disposição desses jovens em galgar sua ascensão social através do estudo, e no ímpeto dos professores que acreditam que, através da dedicação, as dificuldades podem ser superadas”, acrescentou.

Inclusão

Para a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Conceição Vieira, a isenção da taxa do vestibular é o cumprimento de mais uma diretriz de governo: promover a inclusão pela garantia de direitos e pela educação. "É um investimento direto no futuro desses jovens e o meu desejo é que tenhamos no próximo vestibular cinco mil aprovados da rede pública”, salientou Conceição.

A nova lei que determina a garantia de vagas para os alunos da escola pública nas universidades públicas foi destacada pelo vice-reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, como uma conquista sem precedentes. “A partir da aprovação dessa nova lei, 50% das vagas de cursos como Medicina e Direito estão asseguradas para os alunos oriundos da escola pública. Isto visa corrigir uma distorção histórica”, relatou o reitor.

Segundo ele, a partir de medidas como essa associadas ao programa inédito de expansão da UFS realizado em parceria com o Governo do Estado e a ações federais como o Pró-Uni e o Programa Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE), abre-se um novo leque de opções para os alunos oriundos da escola pública que, até então, só contavam com pequenas possibilidades de contar com uma educação superior de qualidade.

Participaram da solenidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o deputado federal Iran Barbosa, a deputada estadual Ana Lúcia Menezes, os vereadores da capital, Ivaldo José e Moritos Matos, o presidente do Banco do Estado de Sergipe, Saumíneo Nascimento, dentre outras autoridades e secretários de Estado.

por Secom/SE

Comentários comentar agora ❯