26 Agosto 2009 - 07:02

Famílias recebiam bolsa-família irregular em SE

Ilustração

A prefeitura de Itabaiana recebeu um relatório de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União apontando 1.068 irregularidades no cadastro de beneficiados do programa Bolsa-Família, do governo federal, o qual permite às famílias de baixa renda, o recebimento de uma ajuda mensal retirada diretamente da Caixa Econômica Federal.

No relatório da auditoria, das 1.068 famílias que recebiam a ajuda do governo federal, 205 pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa-Família, possuem algum tipo de veículo registrado em seu nome. A informação foi confirmada pelos auditores, ao fazerem o cruzamento dos dados do programa com a base de dados do Renavam, sistema do governo federal que armazena todos os dados dos proprietários de veículos automotores. Destes beneficiados, 21 possuem automóveis, 04 possuem micro-ônibus, 151 possuem motocicletas e 35 pessoas possuem caminhões.

De acordo com o mapa das irregularidades, os bairros com maior concentração de problemas são: o centro da cidade, com 203 famílias "beneficiadas", seguido pelos bairros Campo Grande, 74, Bananeiras, 72 e Miguel Teles de Mendonça, com 55 famílias.

Dentre as pessoas que possuem veículos e que recebem o benefício do programa Bolsa Família, o recordista é um morador do povoado Rio das Pedras, o qual tem registrado em seu nome, de acordo com a auditoria do TCU, 04 veículos, sendo 01 automóvel, 2 motocicletas e um caminhão. Outra informação grave é a de que no cadastro da prefeitura constavam os nomes de 64 pessoas que, pelas informações do governo federal, já faleceram.

Ao tomar conhecimento das irregularidades, a secretária de inclusão social, Roseli Andrade, seguindo orientação do prefeito Luciano Bispo, montou uma equipe para fazer as visitas aos domicílios apontados como irregulares. Um dos casos, quando a pessoa foi questionada sobre porque recebia o benefício, mesmo possuindo automóveis, respondeu que usava o dinheiro para colocar gasolina no carro.

Em decorrência da sua viagem à Brasília, a fim de tratar de assuntos importantes para o município, dentre eles, os recursos para a construção da Praça da Juventude, num total de R$ 1.600.000,00, o prefeito Luciano Bispo já marcou para o início da próxima semana, uma reunião com a sua assessoria para discutir as providências que o município irá adotar. Além disso, encaminhará a relação completa, contendo todas as irregularidades, ao Ministério Público

por Cinform

Comentários comentar agora ❯