23 Agosto 2019 - 16:25

Advogado gestor e os tipos de liderança

Ilustração

Em um escritório de advocacia que deseja crescer, o advogado que ocupa a posição de gestor não pode se limitar ao conhecimento jurídico. É preciso desenvolver outras competências, como a liderança. Ser líder significa ser capaz de inspirar, motivar e engajar as pessoas com as quais se trabalha. Mas o caminho para atingir esse patamar não é único. Há diversos tipos de liderança, com perfis, forças e fraquezas diferentes, conforme descrito a seguir.

Liderança Autocrática

O líder autocrático é aquele que centraliza as decisões em sua própria figura, raramente consultando a equipe ou considerando suas opiniões. Também exerce forte controle e alta cobrança sobre o trabalho de cada colaborador.

A liderança autocrática pode funcionar pontualmente, quando se está lidando com uma equipe de profissionais inexperientes e de baixa performance. Porém, ao longo do tempo, esse tipo de liderança tende a causar desmotivação.

Liderança Democrática

O líder democrático é aquele que incentiva a participação da equipe nas decisões. Ele quer ouvir opiniões e sugestões de todos. Porém, ainda é ele quem dá a palavra final.

Uma liderança democrática funciona bem na maioria das situações. Ela mantém a equipe motivada e engajada porque valoriza as competências individuais, enquanto preserva o foco e a coesão de todos em direção às metas estabelecidas.

Liderança Liberal

O líder liberal é aquele que deixa os colaboradores trabalharem da maneira como acharem melhor, exercendo o mínimo de controle. Seu papel é de facilitador para a equipe.

A liderança liberal tende a dar certo com equipes formadas por profissionais de alta performance. Porém, se os colaboradores não tiverem esse perfil, existe o risco de um desvio em relação às metas. A metáfora é a de um barco em que cada remador está remando em direções diferentes.

O que faz do gestor um bom líder?

Líderes de excelência conseguem promover uma equipe de alta performance, extraindo o melhor de cada um. Algumas práticas são recomendadas, como promover a escuta ativa (ouvir para entender e não para responder), delegar tarefas, monitorar, desenvolver, motivar e fornecer feedbacks, reconhecendo o esforço dos colaboradores.

A importância da delegação de tarefas

A delegação de tarefas é uma questão de extrema importância em um escritório de advocacia, pois serve como elemento de motivação para os profissionais. Delegar aumenta o engajamento, uma vez que, ao serem encarregados de tarefas importantes, a equipe reconhece a confiança que a liderança lhe atribui.

E para desempenhar essa tarefa com eficiência, é possível lançar mão de alguns recursos, como o software jurídico. A ferramenta ajuda a profissionalizar a delegação de atividades, evitando sobrecargas e permitindo que o gestor acompanhe o desenvolvimento de cada uma das tarefas. Além disso, o sistema permite criar alertas para os colaboradores, informando sobre as atividades delegadas a eles e os prazos para cumpri-las. Isso evita que tarefas sejam esquecidas ou atrasadas.

Outro recurso importante do software para advogados é a agenda virtual. Nela, ficam registrados todos os eventos, atividades e compromissos do escritório. Com isso, o advogado gestor consegue rapidamente descobrir o que seus colaboradores estão fazendo em qualquer dia da semana. E os colaboradores, por sua vez, não perdem nenhuma data importante. Os mais completos disponibilizam esses recursos em versões mobile que garantem aos líderes a segurança de ter tudo sob controle quando fora do escritório por meio do smartphone ou tablet.

Além de ser um fator de engajamento e que contribui com a melhoria do clima organizacional, a delegação de tarefas dá aos líderes mais tempo para dedicarem-se a ações estratégicas, sejam relacionadas ao atendimento e prospecção de clientes ou ao andamento dos processos. Por isso, é recomendável incorporar recursos para tornar essa etapa mais organizada e eficaz. 

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