23 Maio 2018 - 21:39

Após crimes na UFRJ, professores protestam e reitoria anuncia medidas

Diante da ocorrência de crimes nos últimos dias na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a comunidade acadêmica se mobilizou no início da tarde de hoje (23) para protestar contra a insegurança. Ao mesmo tempo, a reitoria anunciou algumas medidas, que vão desde o fechamento de vias, para restringir o acesso e circulação de veículos no campus, até entendimentos com a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (Seseg) para reforço na segurança.

A Cidade Universitária fica na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro. Somente neste ano, já ocorrerão sete sequestros relâmpagos, crime que mais vem assustando a comunidade acadêmica. Na última sexta-feira (18), dois professores foram vítimas de uma ocorrência desse tipo. Eles ficaram em poder dos criminosos por várias horas, período em que os cartões das vítimas foram usados para fazer compras.

Outro caso de sequestro relâmpago foi registrado na tarde de segunda-feira (21), dessa vez envolvendo uma estudante que foi abordada, obrigada a entrar em um carro, roubada e liberada na sequência. Ontem, em novo episódio de violência, criminosos renderam carros que transitavam entre o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e a Prefeitura da UFRJ. Eles roubaram um veículo e levaram pertences de outros motoristas.

A situação levou a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de janeiro (Adufrj) a convocar a comunidade acadêmica para um ato às 12h de hoje no Centro de Ciências da Saúde, onde ocorreram os casos mais recentes sequestros relâmpagos. A entidade também programa para amanhã (24), às 8h30 uma caminhada até o local onde estará reunido o Conselho Universitário, órgão de deliberação superior da instituição que reúne representação dos três segmentos: professores, estudantes e servidores.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯