22 Dezembro 2009 - 12:01

Lula entrega 192 apartamentos à comunidade do Complexo do Alemão

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou na manhã de hoje (22) o conjunto habitacional Itaoca, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. A construção integra as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade, que prevê investimentos totais de R$ 623 milhões.

Somente no conjunto Itaoca, que conta com 192 apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, foram aplicados R$ 10,2 milhões. Dez unidades serão destinadas a pessoas com deficiência física.

O presidente chegou acompanhado da ministra-chefe da Casa civil, Dilma Rousseff, do governador do Rio, Sergio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes. Cercado pelos moradores da comunidade, o presidente destacou os benefícios das obras para a população e ressaltou que elas são fruto de uma parceria entre as três esferas de governo. Lula também garantiu que as obras do PAC continuarão na comunidade.

“A cada período teremos um novo PAC. Quando os três entes federativos trabalham juntos quem ganha é o povo, que os elegeu para trabalhar”, afirmou o presidente.

Ainda durante o discurso, Lula disse que todos as unidades contarão com acesso gratuito à internet e destacou que essa facilidade servirá para incentivar crianças e jovens nos estudos, além de permitir aos adultos realizar pagamentos online, como de contas de água e luz.

O governador Sérgio Cabral também destacou os benefícios das obras do PAC e anunciou que a população, em breve, vai contar com uma universidade pública no local.

Para a professora Neide Lima, que vive na comunidade há cerca de 30 anos, a construção de moradias traz dignidade à população, mas ela ressaltou que ainda há carência nas áreas de saúde, educação e oferta de trabalho.

“A gente precisa muito, principalmente na área de saúde. Temos que ir a um hospital longe e muitas vezes dormir na fila para conseguir atendimento. E sem saúde, sem moradia com condições mínimas e sem emprego a violência aumenta.”

Após a visita ao Complexo do Alemão, Lula seguiu para a comunidade de Manguinhos, na zona norte da cidade, onde também inaugura obras do PAC.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯