22 Novembro 2019 - 10:02

Rivais europeus do Brasil na corrida pelo Mundial de 2022 terminam temporada em alta

A temporada 2019 já terminou para as seleções, seja na Europa ou até mesmo aqui na América do Sul. Enquanto o Brasil passa por momento conturbado, mesmo após vitória na última partida, os principais rivais para o Mundial de 2022 estão em alta. A Alemanha se garantiu na Euro com uma goleada sobre a Irlanda do Norte, enquanto França e Espanha também conseguiram bons resultados dentro de campo. As duas equipes terminaram a fase de qualificação liderando os respectivos grupos.

Com 10 gols em dois jogos, a Alemanha foi o principal destaque na última rodada das Eliminatórias da Euro de 2020. No dia 16 de novembro, o time de Joachim Low venceu a Bielorrússia por 4 a 0, com gols de Ginter, Goretzka e Toni Kroos. Quadro dias depois, os germânicos fizeram uma nova vítima, só que dessa vez com mais gols. A goleada por 6 a 1 sobre a Irlanda do Norte sacramentou a liderança no Grupo C, ficando à frente da Holanda.

Já a Espanha, que não fez uma boa Copa do Mundo de 2018, terminou este ano com bom futebol e com a volta de Luis Enrique como treinador. A equipe assegurou a liderança do Grupo F com oito vitórias e dois empates, ou seja, invicta. Foram 26 pontos e uma vantagem de cinco para a Suécia, segunda colocada do grupo. Na última partida do ano, no dia 18 de novembro, goleada por 5 a 0 contra a Romênia e destaque para os dois gols de Gerard Moreno.

Outra rival, e que deve dar trabalho em 2022, é a França. A equipe comandada por Didier Deschamps manteve o bom momento no futebol e continuou mostrando toda força dentro de campo. Neste ano, a equipe ficou no Grupo H para tentar vaga na Euro 2020 e terminou na liderança, somando 25 pontos contra 23 da Turquia, a segunda colocada. Na despedida da temporada, Griezmann e Tolisso marcaram os dois gols da vitória contra a Albânia.

Corrida pelo título

O objetivo de todas essas seleções é o mesmo do Brasil: conquistar o Mundial de 2022. Apesar do favoritismo brasileiro para a disputa no Qatar, a França também tem conseguido ganhar espaço nesta corrida. A atual campeã mundial aparece nas projeções de aposta esportiva com grandes possibilidades para defender o título. No dia 20 de novembro, a seleção francesa tinha 16,7% de chance de levantar a taça mais uma vez.

Enquanto isso, Alemanha e Espanha correm por fora e aproveitam para se reinventarem. As duas equipes não foram bem no Mundial da Rússia e querem utilizar a Euro 2020 para mostrar mais força dentro de campo. O treinador alemão Joachim Low deve se despedir no final de 2022, após mais de 15 anos no cargo. Enquanto isso, o espanhol Luis Enrique ganhou uma nova chance de mostrar serviço no comando da equipe ibérica.

A Seleção Brasileira ainda confia em Tite, mesmo após ficar cinco jogos sem vencer. O título da Copa América, assim como a vitória no último amistoso do ano, foram suficientes para dar um pouco de calma neste final de ano. A disputa do Mundial 2022 será bastante equilibrada, e os torcedores precisam estar prontos para jogos complicados até lá. Enquanto isso, vale ficar atento nos jogos do Brasil nas Eliminatórias e também na próxima Copa América.

Comentários comentar agora ❯