22 Fevereiro 2011 - 08:20

Enem 2010 teve mais de 10 mil presidiários inscritos

Divulgação
Presos em Minas Gerais realizam prova do Enem em presídios

A última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 14.473 inscrições de internos em cerca de 500 presídios e instituições correcionais. Mais de 10 mil compareceram, o que equivale a 70% de presença. O percentual é próximo ao índice de participação geral e também dos percentuais registrados em anos anteriores, apesar da grande rotatividade nas unidades correcionais e prisionais, libertações e transferências de instituição, fatores que contribuem para a abstenção. As provas foram aplicadas nos dias 15 e 16 de novembro de 2010.

O exame oferece aos internos a oportunidade de certificação no ensino médio e o acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A inclusão dos internos na prova é uma política do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde o início do Enem, em 1998.

Para viabilizar a participação dessa população no exame, são criados mecanismos que contornam as dificuldades operacionais de inscrição e acesso aos resultados, como falta de documentação ou impossibilidade de acesso à internet. A logística de aplicação nas unidades prisionais também recebe cuidado especial, com aplicação em data alternativa, fora dos fins de semana, quando ocorrem as visitas.

A teoria da resposta ao item (TRI), utilizada no Enem, garante a comparabilidade dos resultados. A TRI se baseia em modelos matemáticos que permitem a elaboração de provas com o mesmo grau de dificuldade.

As secretarias de segurança pública e de justiça, órgãos da administração penitenciária e subsecretarias de promoção dos direitos da criança e do adolescente dos estados que aderiram ao Enem receberam os resultados dos participantes na prova e puderam inscrever os internos nos programas oferecidos pelo Ministério da Educação. Os candidatos com nota suficiente no exame puderam fazer inscrição normalmente no Sisu e no ProUni: foram registradas 99 inscrições no Sisu, com seis matrículas, e 81 inscrições no ProUni, com 10 aprovações.

No caso dos internos que pleiteavam certificação do ensino médio, a emissão do documento aos participantes com nota mínima cabe às secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmaram parceria com o Inep, por meio de termo de adesão. O Inep encaminhou a listagem dos candidatos a todas as instituições certificadoras. Um total de 4.046 detentos obteve nota para certificação em pelo menos uma área.

 

por Portal Brasil

Comentários comentar agora ❯