21 Junho 2020 - 10:32

Brasil já registra mais de 480.000 pessoas curadas da Covid-19

Reprodução
Número representa praticamente a metade do total de casos acumulados no País

O número de pessoas curadas do novo coronavírus já é 7,5% maior que os casos ativos no Brasil. O Ministério da Saúde registrou, até a última quarta-feira (18), 482.102 pessoas recuperadas da doença, número que representa praticamente a metade do total de casos acumulados no País (978.142). Outros 448.292 pacientes estão em acompanhamento médico, ou seja, são os casos atualmente ativos. As informações foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

O Ministério também informou que os números de casos e óbitos começaram a entrar em queda no País. "Já estamos observando, nas últimas 3 ou 4 semanas, uma tendência de diminuição de casos e mortes. O número de pessoas curadas também já é quase metade dos casos confirmados (49,3%), o que nos dá uma posição bastante interessante da recuperação dos nossos pacientes", destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os bons resultados são reflexo dos esforços constantes e diários feitos pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem enviado recursos extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde.

De janeiro a junho, o Ministério da Saúde enviou R$ 49,4 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 9,6 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos 11,3 milhões unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 115,2 milhões de EPIS, 10,6 milhões de testes de diagnóstico para Covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus. O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares. A pasta já entregou 4.435 equipamentos para todos os estados brasileiros de maio até hoje.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil registra 978.142 casos confirmados da doença, sendo 22.765 registrados nas últimas 24h. Atualmente, 4.590 municípios brasileiros (82,4%) já têm circulação do coronavírus, no entanto 80% deles registram de 1 a no máximo 100 casos.

Em relação aos óbitos, 2.165 municípios (38,9%) registram mortes por Covid-19, mas cerca de 1.600 têm de 1 a 10 confirmações. Atualmente, o Brasil tem, no acumulado, 47.748 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 1.238 mortes nos sistemas oficiais do governo, sendo que a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por Covid-19 apenas neste período. Do total de registros, 503 óbitos ocorreram, de fato, nos últimos três dias. Outros 3.982 casos seguem em investigação.

por Ministério da Saúde

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.