23 Janeiro 2022 - 07:00

Governo Federal publica editais do Sisu, Prouni e Fies para o 1º semestre de 2022

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), publicou no Diário Oficial da União (DOU), os três editais que definem os prazos e critérios para se inscrever nos processos seletivos para o primeiro semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni), e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em fevereiro serão abertas as inscrições do Sisu e Prouni e, em março, do Fies. O período de inscrição para o Sisu começa no dia 15 de fevereiro e termina às 23h59 do dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. E no início de março, do dia 8 ao dia 11, é a vez de se inscrever no Fies, que este ano oferta 110.925 vagas. Haverá aumento na oferta das vagas, que estão em processo final de consolidação, já para os processos seletivos do Sisu e Prouni deste primeiro semestre de 2022.

As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. Este ano, o MEC desenvolve um portal único que reunirá os sistemas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies em um só ambiente. O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior irá direcionar o candidato a cada um dos sistemas de inscrição, conforme o interesse nas vagas disponibilizadas em cada processo seletivo.

Por meio dessas três seleções, o Governo Federal oferece aos estudantes milhares de oportunidades para ingressar no ensino superior. Em todas elas, a classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que para o Fies, quem fez uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, também pode se inscrever.

Resultados e critérios

Sisu
O resultado do Sisu será divulgado em chamada regular única, no dia 22 de fevereiro. O período para matrícula ou registro acadêmico dos selecionados na chamada regular será de 23 a 28 de fevereiro.

Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas, por meio da lista de espera do Sisu. O prazo para manifestar interesse em participar dessa etapa será de 22 a 28 de fevereiro. Como a convocação por meio da lista de espera é feita diretamente pelas instituições de ensino, para saber sobre prazos, horários e procedimentos adotados para a matrícula dos convocados nesta etapa, os candidatos devem acompanhar as informações divulgadas pela instituição indicada por ele na lista de espera do Sisu.
Critérios
A inscrição ao Sisu implicará na concordância expressa e irretratável com o disposto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, no Termo de Adesão da instituição ao Sisu, e no Edital nº 2, publicado nesta quarta-feira, 19, no DOU, bem como nos editais das instituições para as quais o candidato venha a se inscrever.

Para se inscrever é necessário ter feito o Enem de 2021 e ter obtido nota superior a zero na prova de redação, desde que não tenha participado do exame na condição de treineiro, conforme definição do edital do Enem.

Cronograma completo
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

Prouni
O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas. No dia 2 de março será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 21 de março, o resultado da 2ª chamada.

De 3 a 14 de março é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e para o processo seletivo próprio da instituição de ensino, quando houver.

Já o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino, quando houver, será de 21 a 29 de março.

Com a lista de espera há também mais oportunidades para quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni. Nos dias 4 e 5 de abril os inscritos no Prouni terão a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 7 de abril. E de 8 a 13 de abril é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados nessa última etapa da seleção do Prouni.

Critérios
Para se inscrever é preciso ter realizado o Enem de 2021 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem ou ter participado do exame na condição de treineiro, conforme definido no Edital nº 3, publicado nesta quarta-feira, 19, no DOU.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral. As demais condições que devem ser atendidas são: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência.

Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Cronograma completo
Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
Resultado dos pré-selecionados:
1ª chamada - 2 de março
2ª chamada – 21 de março

Comprovação das informações da inscrição:

1ª chamada – 3 a 14 de março
2ª chamada – 21 a 29 de março

Lista de espera:

4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

Fies
De acordo com o Edital nº 4, que rege o primeiro processo seletivo do Fies de 2022, podem disputar as vagas ofertadas pelo Fies todos que tenham participado de uma ou mais edições do Enem, a partir da edição de 2010, não tenha zerado a prova de redação do Enem e tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem.

O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em chamada única, no dia 15 de março. O prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única, que deve ser feita na página do sistema de inscrição do Fies, será de 16 a 18 de março.

Quem não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera do Fies. O período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera será de 16 de março a 28 de abril.

Critérios
Além da exigência para que o candidato tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, exceto para os participantes na condição de treineiro, sendo a nota mínima exigida a da média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação, para obter o financiamento também é necessário comprovar que possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Cronograma completo
Inscrições: 8 a 11 de março
Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março

Complementação da inscrição:

16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

por MEC

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.