Skip to content

Conselhos de medicina participam de encontro nacional em Brasília

Conselhos de medicina participam de encontro nacional em Brasília

O Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2009. O evento será realizado na sede do CFM, localizado no SGAS 915, lote 72, em Brasília (DF).

O encontro servirá para debater pontos de interesse da profissão médica, como por exemplo, trabalho médico, entre outros temas, como as repercussões do novo Código de Ética Médica, aprovado em setembro deste ano.

O presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, destaca algumas alterações nas normas éticas da medicina orientadas pelo novo Código: “a principal mudança é que este novo Código dá maior autonomia aos pacientes, por meio do consentimento livre e esclarecido. Outro destaque são os pertinentes cuidados paliativos na terminalidade da vida, que, agora, ficaram garantidos”, explica o presidente.

Na quinta-feira (22), pela manhã, o 1º e o 3º vice-presidentes do CFM, Carlos Vital Corrêa de Lima e Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, respectivamente, participam de mesa sobre o tema trabalho médico. A discussão contará ainda com participação de um representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Logo após, das 12 às 13h, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também participará do evento.

No terceiro e último dia, o II Encontro de 2009 será espaço para tratar sobre o atendimento médico em aeronaves e navios. A mesa será coordenada pelo 1º vice-presidente do Conselho, Carlos Vital, e terá como expositores a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, Vânia Elizabeth Ramos Melhado; o sub-diretor da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, Flávio Morici Xavier; o diretor do Hospital Naval de Brasília, Luiz Cláudio Barbedo Fróes; e, como debatedor, o médico do trabalho Flávio Tsuyoshi Suto.

O vice-presidente do Conselho, Carlos Vital, fala sobre a importância do tema: “pela primeira vez, esse assunto vai ser fruto de reflexões em um encontro de conselhos, dada a importância que esse tipo de atendimento à saúde assumiu, dentro de uma utilização cada vez mais frequente dos transportes aéreos”.

Será o 2º encontro de conselhos de medicina de 2009, mas o primeiro da nova gestão de conselheiros, que tomaram posse em outubro e exercerão mandato até 2014. De acordo com o vice-presidente, será uma oportunidade para afinar o discurso da entidade: “vamos renovar nossas posições, reiterar muitas delas e afirmar o novo perfil de gestão do CFM”, explica Carlos Vital. O II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina será encerrado na sexta-feira (23), às 15h.

Serviço

II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2009 (II ENCM 2009)

Data: 21, 22 e 23 de outubro

Local: SGAS 915, lote 72, Brasília (DF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também