19 Agosto 2009 - 09:31

Associações e cooperativa recebem equipamentos da Codevasf

Bruno Santos/Assessoria

Dezenas de produtores rurais e artesãos que desenvolvem atividades nos arranjos produtivos locais (APL) na região do vale do São Francisco alagoano receberam da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) uma série de equipamentos e materiais que irão impulsionar a geração de trabalho e renda. A entrega dos equipamentos aconteceu na sexta-feira, 19 de junho, nos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

Os equipamentos foram entregues por uma comitiva formada pelo superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, pela diretora técnica do SEBRAE/AL, Renata Fonseca, pelos representantes das Secretarias de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Edson Maruta, e do Planejamento e Orçamento (Seplan), Mário Alberto, e pelos deputados federais Givaldo Carimbão e Joaquim Beltrão, que percorreram cerca de 250 Km.
Batalha foi o primeiro município a receber os materiais e equipamentos. A Associação dos Artesãos de Couro de Batalha (AACB), participante do APL do Artesanato, recebeu da Codevasf equipamentos como máquina de costura, martelo de borracha e máscaras de proteção facial, que irão incrementar a produção de bolsas, calçados e cintos.

De acordo com a presidente da associação, Leane Bezerra Ferreira, os equipamentos irão possibilitar a conquista de novos mercados para os produtos produzidos em Batalha, já que haverá aumento na produção. “Com a chegada das máquinas, será possível exportar para outros lugares, inclusive para Europa”, comemorou. Atualmente, os produtos são comercializados na sede da própria associação e nas feiras públicas nos municípios vizinhos.
O prefeito de Batalha Paulo Dantas também comemorou a entrega dos equipamentos. “Os investimentos realizados pela Codevasf neste município comprovam a parceria da empresa com a população batalhense. As máquinas e materiais certamente irão fortalecer os pequenos produtores”, declarou.

Em sequida, a comitiva seguiu para o município de Santana do Ipanema. Lá foram entregues à Cooperativa de Consumo e Produção dos Criadores de Pequenos Animais (Copasil) equipamentos e materiais para utilicação na Unidade de Benefiamento de Leite de Cabra. Entre os equipamentos estavam um gerador de energia, freezers horizontais, embaladeira automática para leite, máquina de iorgute, balança de plataforma, entre outros. A Copasil faz parte do APL da Ovinocaprinocultura.

O presidente da Copasil, Ivaldo Cardoso, agradeceu à Codevasf pela parceria que vem desenvolvendo as ações de APL em Alagoas. Ele também agradeceu aos parlamentares que possibilitaram a criação de emendas no orçamento da Codevasf para aquisição dos equipamentos. Em Santana do Ipanema, os recursos foram adquiridos por meio de emenda do deputado federal alagoano Joaquim Beltrão.

Na cerimônia de entrega, a diretora técnica do SEBRAE/AL, Renata Fonseca, reconheceu o trabalho desenvolvido pela cooperativa. “Vocês têm muito a crescer e muitos mercados a conquistar”, declarou. Já o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo , destacou a nova fase dos APL. “Essa comitiva que percorre os municípios nesta sexta-feira também começa uma nova história para os arranjos produtivos no vale do São Francisco alagoano. Esses equipamentos representa para os pequenos produtores a melhoria da produção e um caminho cada vez mais profissional”, afirmou.

A prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, ainda anunciou que todos os produtos da Copasil serão incorporados a merenda escolar como forma de incentivo à produção dos cooperadores na geração de trabalho e renda.

A última parada foi no município de Delmiro Gouveia, no qual foram entregues equipamentos e materiais para a Associação Salgatuba Pesca, com a cessão de seis tanques-redes para criação de peixes, barcos de alumínio, motor de popa, freezers horizontais, entre outros equipamentos que possibilitarão o funcionamento da Unidade de Comercialização de Pescado. Já a Associação do Povoado Lameirão recebeu a cessão de 8 tanques-redes e a Associação dos Agricultores do Povoado Porto da Barra foi contemplada com 21 tanques-redes. Todas essas associações são integrantes da APL da Piscicultura. A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel), integrante da APL da Bovinocultura de Leite, recebeu a cessão para o uso de duas motos e um tanque de resfriamento de leite.

Com a doação do tanque de resfriamento de leite, a prefeitura comprometeu-se também em construir um abrigo para alojá-lo e distribuir rações para as atividades de piscicultura desenvolvidas com os tanques-redes.

A vice-prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, que representou o prefeito Luiz Carlos Costa, destacou a parceria entre poderes executivo federal e municipal e legislativo para alcançar conquistas como essas. “Acho de fundamental importância a união da Codevasf, que busca o desenvolvimento desta região, prefeitura e parlamentares para ações que surtam efeito para a população”, afirmou.

Em Alagoas, a 5ª Superintendência Regional da Codevasf desenvolve ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais nos municípios integrantes do vale do São Francisco alagoano a partir do trabalho com parceiros como SEBRAE/AL, Governo do Estado, prefeituras municípais, associações e cooperativas de produtores.

São oito APL que recebem apoio da Codevasf em Alagoas: piscicultura, nos municípios de Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Coruripe, Arapiraca, Pão de Açúcar, Traipu, Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Piranhas, Piaçabuçu e Belo Monte; ovinocaprinocultura, nos municípios de Santana do Ipanema, Piranhas, Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Canapi, Inhapi e Mata Grande; laticínio no município de Major Isidoro; horticultura, no município de Coruripe; apicultura em Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Piranhas, Pão de Açúcar, Palestina, Olho D’água das Flores, Olinvença, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Água Branca e Pariconha; mandioca, no município de Porto Real do Colégio; bovino de leite , nos municípios de Santana do Ipanema, Carneiros, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Maravilha, Ouro Branco, Palestina e Delmiro Gouveia; e artesanato, os minicípios de Batalha e Piranhas.
 

por Bruno Santos/Assessoria

Comentários comentar agora ❯