Skip to content

Dicas de como fazer um mochilão pela Europa gastando pouco

Dicas de como fazer um mochilão pela Europa gastando pouco

A Europa é considerada um dos continentes mais importantes do mundo. Não apenas por sua economia robusta, mas também por sua história. Dali, surgiram grandes pensadores e inventores das mais diversas áreas. Também são europeus grandes artistas e nomes da cultura, política e história mundial de todos os tempos.

Diante disso, é muito comum ver pessoas de diferentes idades e classes sociais com o sonho de conhecer o Velho Continente. E, para quem não faz questão de ficar em hotéis luxuosos ou de fazer compras em lojas de grifes, uma alternativa um pouco mais em conta é o mochilão na Europa.

Mas como criar uma estratégia para economizar e, ainda assim, conhecer os pontos mais significativos de cada país? Reunimos algumas dicas importantes para ajudar os mochileiros de plantão. Se for este o seu caso, então, acompanhe essa leitura.

Planeje a própria viagem

Se você está considerando uma trip para a Europa e quer economizar, uma dica muito importante é planejar a própria viagem. Parece muito trabalhoso, não é mesmo? Bem, se você não teve essa experiência antes, pode até ser que fique mais assustado, mas a economia no fim compensa o processo.

Geralmente, as agências de viagem facilitam a vida das pessoas, definindo os hotéis, os passeios e os traslados, por exemplo. No entanto, podem cobrar um preço um pouco salgadinho por esses serviços – dinheiro que pode ser investido em mais passeios ou em comprinhas.

Comece definindo os países

Se você corria das aulas de geografia, talvez não lembre que a Europa é um dos maiores continentes do globo, tanto em extensão, quanto em quantidade de países. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Europa possui ao todo 50 países espalhados por um território de mais de 10 milhões de km quadrados.

Ou seja, há muitos lugares para se conhecer ali. E, um primeiro passo para quem está considerando fazer um mochilão, é definir quais países serão visitados e qual a prioridade de cada um.

Países mais turísticos

Há quem sonhe em conhecer os países europeus que são tradicionalmente mais turísticos, como a Inglaterra, Itália, Alemanha e Grécia, por exemplo. Se for este o seu caso, saiba que eles são naturalmente mais caros, justamente porque são mais visados por turistas do mundo todo.

No entanto, isso não significa que sua viagem necessariamente vai ser muito cara. Mesmo nestas regiões, é bem possível economizar com hospedagens e com passeios. Além disso, é interessante usar o transporte público, como trens e metrôs para se locomover pelas cidades.

Países alternativos

Agora, se você não tem uma fixação por esses países mais tradicionais, pode pensar em um roteiro mais alternativo, mas que vai ser igualmente rico em informações e experiências. Turquia, Irlanda, Croácia e Bélgica, por exemplo, são boas opções.

Economize nas passagens

Outro detalhe importante é a época da viagem que impacta, diretamente, o quanto você vai gastar com as passagens. É claro que há épocas do ano em que os turistas preferem viajar, como o fim e o começo de cada ano. Se possível, evite esses meses que são naturalmente mais carinhos.

Outra dica bacana é observar os programas de milhas dos cartões de crédito. Quem compra bastante usando o dinheiro de plástico, acaba acumulando mais pontos que podem ser transformados em milhas para as companhias aéreas.

Economize nos hotéis

Outra dica importante para o mochileiro é economizar o máximo possível na hospedagem e, para isso, o mais recomendado são os hostels ou hotéis que oferecem os serviços mais básicos, como cama, banheiro e café da manhã.

Parece extremo demais? Mas pense da seguinte forma: você vai querer conhecer o máximo de lugares na sua estadia no país. Vai acordar cedinho e voltar para o hotel tarde da noite, só para dormir. Por que, então, gastar euros com um hotel caro? Não faz muito sentido, certo?

Por isso, preocupe-se em encontrar um hostel ou hotel que sejam condizentes com o seu plano de viagem. Busque por camas confortáveis, lugares que tenham sistema de aquecimento ou refrigeração. Procure também os que ofertam café da manhã.

Outra dica valiosa é escolher uma boa localização, como, por exemplo, próximo de trens e metrôs.

Você já sabe, mas nunca é demais lembrar que antes de bater o martelo na hospedagem, é importante ler atentamente todas as avaliações feitas por outros hóspedes. Pondere o que é informação relevante do que é mero detalhe da construção.

Dicas anotadas? Então, agora é só tirar o plano do papel e curtir cada segundo da viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também