23 Maio 2022 - 02:00

Rede policial do Ministério da Justiça intensificará combate ao crime organizado e outros delitos

Ministério da Justiça e Segurança Pública
s operações de combate ao crime organizado serão mais ágeis

Uma iniciativa que contribui para integrar conhecimentos das polícias federais e das civis de todo o país, e que a médio prazo intensificará o combate a crimes de desvio de dinheiro público entre outros delitos, foi criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), e será chamada Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção (Renaccor).

 As operações de combate ao crime organizado serão mais ágeis e aumentará consideravelmente o efetivo de agentes envolvidos.

A recém criada rede, segundo seus coordenadores, fortalecerá unidades especializadas no combate à corrupção, além de parcerias entre os estados, para inibir ou debelar delitos como lavagem de dinheiro e corrupção em todos os níveis.

Suas finalidades atendem a “Ação Estratégica 5”, do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), é uma das prioridades da atual gestão do Governo Federal, que estabelece o combate permanente e de forma inovadora a crimes do colarinho branco.

Os primeiros estados que formalizaram sua participação no sistema, em um formato inédito, foram Alagoas e Mato Grosso do Sul. O Distrito Federal, Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte. Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins deverão fazer isso nas próximas semanas. A expectativa é que o país todo esteja no grupo até o final do ano.

RESULTADOS
Desde abril de 2020, o Governo Federal coordenou mais de 130 operações contra desvios e fraudes no uso de verbas públicas destinadas ao combate da Covid-19 e que resultaram na recuperação de mais de R$ 190 milhões.

O valor total de contratos de produtos e serviços investigados gira em torno de RS 4,5 bilhões. Foram cumpridos 220 mandados de prisão temporária. 21 de prisão preventiva e 1,9 mil de busca e apreensão em mais de 220 municípios do país. 

por Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Comentários comentar agora ❯