17 Junho 2017 - 23:34

Feriado de Corpus Christi movimenta pronto socorro no Huse

Durante o feriado de Corpus Cristi, celebrado dia 15 de junho, os prontos socorros (PS) Adulto e Pediátrico do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) registraram 255 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 175 atendimentos no PS Adulto e 80 no PS Pediátrico. A maioria por baixa complexidade e que foram atendidos na Área Azul.

De acordo com o coordenador do pronto Socorro, Vinícius Vilela, a demanda é considerada alta, mas segue uma tendência típica do mês de junho, quando há um aumento por causa das doenças respiratórias e dos festejos juninos. “Pedimos às pessoas que tenham mais atenção no trânsito, nos festejos juninos, com as bebidas e direção, desentendimentos em festas. Nós atendemos nas áreas Azul, Verde e Vermelha muitas pessoas vítimas de queda de moto, acidentes automobilísticos, eventos com arma de fogo e arma branca, agressões físicas, além da baixa complexidade que é normal nessa estação. Muitos desses casos são evitáveis”, disse Vinícius Vilela.

Durante o feriado, o Huse registrou 62 atendimentos na ortopedia e sutura. Desses, 16 ficaram internados para novos procedimentos. Os consultórios do otorrino e o oftalmo registraram oito atendimentos. Já o setor de pediatria registrou 80 atendimentos e desses, 71 foram para baixa complexidade e apenas nove ficaram internados.

Os casos de baixa complexidade devem procurar atendimentos em unidades a exemplo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). A maioria dos atendimentos realizados no Huse são de casos que poderiam ser assistidos em unidades de menor complexidade.

“O Huse é um hospital porta aberta 24 horas por dia e não deixa de atender nenhum paciente que chega a porta de entrada, mas orientamos que a população procure outro tipo de unidade em casos de patologias como dor de ouvido, dor de garganta, infecção dentária, diarreia, entre outros”, orientou Vinícius Vilela.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯