Skip to content

Pacotão sai às ruas satirizando a política no Distrito Federal

Pacotão sai às ruas satirizando a política no Distrito Federal

O bloco carnavalesco Pacotão, que completou este ano 32 anos, continua com muita inspiração para as tradicionais críticas políticas. É o que afirma Paulo Roberto, integrante do bloco.

“Nos 50 anos da cidade, ganhamos um presente emblemático e inspirador. “Pela primeira vez, um governador é preso por corrupção”, diz o folião, referindo-se ao governador José Roberto Arruda, preso desde quinta-feira (11) na sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Arruda é acusado de chefiar um suposto esquema de corrupção no Distrito Federal. .

O tema deste ano eram os 50 anos de Brasília, mas as notícias mais recentes acrescentaram novas faixas e cartazes ao bloco, com frases como estas: “Panetone é pra Ceia, Dinheiro na Meia e o Bolsetão da Feia” e “Governador Arruda, o Último a Sair Rouba a Luz.” Todas são relativas a personalidades públicas acusadas de envolvimento no esquema que seria chefiado por Arruda.

Um dos fundadores do bloco e integrante da Comissão Desorganizadora, o cartunista Joca Pavarotti, disse que os foliões foram surpreendidos com os acontecimentos. “Somos jornalistas, trabalhamos em cima da notícia, mas desta vez fomos atropelados pelos acontecimentos, devíamos ter sido comunicados antes sobre a prisão de Arruda”, ironizou.

Pavaroti disse que, mesmo assim, os músicos que integram o bloco conseguiram criar uma marchinha. “O Pacotão pediu um habeas corpus para sair na quarta-feira, mas a Justiça é cega, surda e muda e soltará o Arruda antes”, diz a letra.

As músicas cantadas no bloco são escolhidas em concurso. Este ano foram 50 concorrentes, 25 foram selecionadas e 12 integraram o CD que é lançado todo o ano. A campeã foi Bolsetão de Eurides, que refere-se à deputada Eurides Brito, que aparece em um vídeo recebendo maços de dinheiro, supostamente em pagamento de propina e guardando em uma bolsa grande.

“Eurides Brito encheu o bolsetão com o dinheiro da corrupção. Mas ela é feia! É muito feia! Mas ela está com a bolseta cheia”, diz a marchinha campeã.

Outra música, Arrombaram a Caixa de Pandora, uma alusão à Operação da Polícia Federal que revelou o esquema de corrupção no Distrito Federal diz: “Fora, fora, fora Arruda! Não adianta chorar de novo. Arrombaram a Caixa de Pandora. O povo está na rua, gritando: Arruda, fora!”

O Pacotão reúne também famílias que vêm juntas festejar o carnaval. É o caso da designer de moda, Adriana Oliveira, de 38 anos. Ela conta que retornou ao Brasil há pouco tempo e trouxe toda a família pra matar a saudade.

“Eu queria ver como estava e adorei. Há 19 anos, eu e meu marido vendíamos cerveja para ter dinheiro para ir às festas dos clubes à noite, lembrou. Adriana trouxe até o filho Alan, de 10 meses, para o primeiro carnaval.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, a expectativa é que cerca de 10 mil pessoas integrem o bloco, no decorrer da caminhada que começou por volta das 16h30 na Asa Norte de Brasília e deve terminar na Esplanada dos Ministérios.

O Pacotão foi criado por um grupo de jornalistas em 1978, ironizando o Pacote de Abril, lançado pelo presidente Ernesto Geisel, no ano anterior, durante o regime militar. A Sociedade Armorial Patafísica Rusticana Pacotão satiriza todos os anos a classe política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também