16 Setembro 2009 - 23:20

Temporão aponta gripe suína e dengue como as duas prioridades de saúde em 2010

Agência Brasil

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reconheceu hoje (16) que o país terá duas questões de saúde pública “para dar conta” em 2010, ao se referir à dengue e à influenza A (H1N1) – gripe suína. “Cada uma com a sua especificidade e com uma estratégia distinta”, acrescentou.

Sobre a dengue, Temporão garantiu que toda a estratégia de enfrentamento está “pronta”, incluindo uma agenda de viagens com o objetivo de mobilizar prefeitos e governadores. “Nosso grande desafio é não só diminuir o número de casos, mas reduzir o número de casos graves e de óbitos”, afirmou. O protocolo médico, segundo ele, já foi elaborado e classifica a doença em três níveis: leve, moderado e grave.

Em relação à gripe, o ministro avaliou que a demanda de pacientes caiu “drasticamente” no país e que, por isso, os estados já começaram a desmobilizar os centros de atendimento específico para a doença. Mas o alerta, segundo ele, está mantido. “Sabemos que, mesmo durante o período mais quente, possivelmente teremos casos”, disse.

Perguntado sobre a quantidade do medicamento Tamiflu disponível no país, ele lembrou que há apenas um fabricante do remédio, o que provoca atrasos na entrega. “Ficamos totalmente nas mãos do fabricante”. Temporão também reconheceu que há um acúmulo de amostras a serem testadas em laboratório e afirmou que a pasta está fazendo “um grande esforço” para atualizar os dados da doença e liberar os laudos dos pacientes.

“A expectativa é de que a segunda onda da doença venha no período mais frio. Estamos trabalhando com todos os cenários e vamos nos preparar para dar conta disso tudo.”

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯