16 Maio 2018 - 08:44

EUA elevam nível de erupção de vulcão no Havaí para alerta vermelho

O Serviço Geológico dos Estados Unidos elevou nesta quarta-feira para alerta vermelho, o nível de erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, que na última semana já provocou a evacuação de centenas de pessoas de seus lares.

Um nível de alerta vermelho significa que "uma grande erupção vulcânica é iminente, está acontecendo ou se presume".

De acordo com o serviço geológico, "a erupção das cinzas aumentou sua intensidade" desde a manhã de ontem no vulcão Kilauea, alcançando a nuvem de cinza entre os 3.000 e os 3.600 metros sobre o nível do mar.

Embora sua atividade permaneça "muito variável", "a qualquer momento pode voltar mais explosiva, aumentado a intensidade de produção de cinza e produzindo projéteis".

As autoridades locais alertaram aos moradores próximos ao vulcão que estejam preparados para deixarem suas casas com pouca margem de tempo ou diretamente sem prévio aviso.

Por enquanto, as 1.700 pessoas que já foram evacuadas seguem longe dos seus lares.

O vulcão entrou em erupção no último dia 3 e desde então, abriram cerca de 20 fendas e a lava destruiu dezenas de casas.

Dezenas de tremores foram registrados durante a erupção, alguns deles com mais de 5,0 graus.

Este vulcão está localizado no sudeste da ilha de Havaí, que no seu extremo sudeste é a maior do arquipélago e onde vivem cerca de 185 mil pessoas.

por Agência EFE

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.