15 Agosto 2009 - 19:05

Vestibular UFS: inscrições começam dia 17

Divulgação

A Universidade Federal de Sergipe, através da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), torna público o edital de abertura das inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) dos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. A prova vai ocorrer nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro.

Os estudantes interessados em concorrer a uma das 4.910 vagas das 93 opções de cursos devem fazer sua inscrição exclusivamente via internet através do site da CCV no período compreendido entre 8h de 17 de agosto às 18h de 10 de setembro de 2009, considerando o horário oficial de Brasília, munidos dos documentos de identidade e CPF.

Após o preenchimento da ficha, deve-se imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento até 11 de setembro em qualquer agência do Banco do Brasil. Os valores continuam os mesmos da edição anterior: R$ 70 para o PSS Geral e R$ 30 para o PSS das 1ª, 2ª e 3ª séries.

A partir do quinto dia útil após o pagamento da inscrição e até o dia 30 de setembro, o candidato deverá verificar a confirmação de sua inscrição no site e, se for o caso, resolver pendências na CCV, que fica no campus de São Cristóvão.

Dentre os dias 19 de outubro e 6 de novembro, o estudante imprime seu cartão de identificação em duas vias, no qual constará o local de realização das provas. Deverá ainda colar no cartão duas fotos 3x4 iguais e datadas de 2008 ou 2009.

Isentos

O candidato que obteve isenção da taxa de inscrição deve acessar o site da CCV no período compreendido entre 8h de 17 de agosto e 18h de 10 de setembro de 2009, horário de Brasília, para preenchimento da ficha de inscrição e impressão da GRU que conterá a seguinte informação: “Candidato isento da taxa de inscrição“, que servirá como confirmação de sua participação.

Quem não imprimir a GRU no período estabelecido não participará do PSS.

Prova específica

Os candidatos aos cursos de Dança, Música e Teatro deverão, no ato da inscrição, definir a reopção de curso que terá validade no caso de o candidato ser considerado inapto na prova de conhecimentos específicos. A reopção só poderá ser feita para cursos que não tenham prova de conhecimentos específicos.

A prova específica, que conterá vinte questões objetivas de múltipla escolha, exige um nível de acertos de no mínimo 30% das questões. Esse exame terá caráter meramente eliminatório e o resultado não será considerado no cálculo do total geral de pontos padronizados para a classificação final. Essa prova será realizada no dia 8 de novembro das 8h às 10h.

Cotas

Em virtude da adoção de políticas afirmativas pela UFS, que aderiu a reserva de vagas, o candidato, após a efetivação de sua inscrição, será inserido em um dos três grupos a seguir:

Grupo A: Todos os candidatos, qualquer que seja a procedência escolar ou grupo étnico racial;
Grupo B: Candidatos de escola pública e de qualquer grupo étnico racial;
Grupo C: Candidatos de escolas públicas que se declararem pardos, negros ou indígenas.

Faz-se necessário ressaltar que os grupos acima não são mutuamente excludentes. Assim, um candidato com inscrição no grupo C, se não selecionado, continuará concorrendo no grupo B e, se não selecionado, ainda concorrerá no grupo A.

Segundo a resolução 80/2008/Conepe, 50% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% serão reservadas a estudantes que se declararem pardos, índios ou afro-descendentes, correspondendo a 35% do total de vagas oferecidas pela UFS.

Para se encaixar nesse quadro, os candidatos terão que comprovar a realização de todo o ensino médio em escolas públicas e pelo menos quatro séries do ensino fundamental - não necessariamente consecutivas - nessas mesmas instituições.

Vagas para deficientes

Segundo a citada resolução, cada curso de graduação ofertará, necessariamente, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais, comprovada através de relatório médico.

O candidato que optar por concorrer a essas vagas, bem como aqueles que não optarem e necessitem de condições especiais para a realização das provas, deverão comparecer à CCV, de 17 de agosto a 10 de setembro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, para esclarecer e comprovar suas reais necessidades.

Para tanto, deve-se apresentar a cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, relatório médico indicando o tipo de deficiência do qual é portador e especificando suas necessidades quanto ao atendimento adequado para a realização das provas.

por Ascom/UFS

Comentários comentar agora ❯