15 Fevereiro 2018 - 21:52

Áustria investiga fraude com bitcoins com milhares de possíveis afetados

As autoridades austríacas estão investigando uma suposta fraude piramidal com bitcoins cometida pela plataforma de internet Optioment que, aparentemente com sede na Costa Rica, oferecia uma rentabilidade de até 4% por semana, antes de desaparecer causando perdas a milhares de pessoas em vários países da Europa. A informação é da EFE.

A Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro da Áustria apresentou no final do mês passado uma denúncia contra a empresa por esquema piramidal e violação da lei do mercado de capitais, mas a dimensão do delito foi revelada somente nesta quinta-feira (15) pela emissora de televisão pública ORF e o jornal vienense Die Presse.

De acordo com a investigação jornalística conjunta de ambos meios, cerca de 12.000 bitcoins teriam "virado fumaça" com a plataforma. Ainda não está clara a soma total do dinheiro envolvido, que poderia variar entre 70 milhões e 240 milhões de euros.

Seja como for, "milhares de pessoas, possivelmente mais de 10 mil", perderam tudo o que investiram na Optioment, que no final do ano passado se desligou da rede sem aviso prévio, segundo o Die Presse.

Além da sua plataforma, a empresa, que se apresentava como um "fundo privado de bitcoins com sede na Costa Rica", organizava eventos sociais para atrair investidores e prometia recompensas a quem captasse novos clientes, criando assim um esquema piramidal.

A promotoria abriu uma investigação do caso e, segundo a imprensa local, procura suspeitos em diversos países. Três cidadãos austríacos estariam implicados no comércio e na promoção dos produtos da plataforma.

por Agência EFE

Comentários comentar agora ❯