Skip to content

Cinco dicas para ajudar seu filho a se sair bem nas provas de inglês

Cinco dicas para ajudar seu filho a se sair bem nas provas de inglês

Estudar inglês na infância e na adolescência é recomendado, pois nessas idades temos mais facilidade em aprender e memorizar conteúdos que serão importantes para o futuro. Uma pesquisa conduzida pelo professor de linguagem do Boston College Joshua Hartshorne divulgada esse ano, revela que alunos devem começar a aprender novos idiomas por volta dos dez anos de idade se quiserem chegar à fluência “quase nativa”.

Mas nessa fase, além de matricular o seu filho ou filha em um curso de inglês kids ou curso de inglês teen para que ele possa aprender o idioma com professores treinados e na companhia de outras pessoas da mesma idade, você também pode usar essas dicas listadas abaixo para incentivar seu filho a aprender o idioma.

Crie a Hora do Inglês

Crie uma rotina na qual o estudo do inglês seja parte do dia ou da semana. Deixar para estudar apenas na véspera da prova é péssimo para qualquer criança ou adolescente, portanto, é bom organizar os dias para incluir uma hora para revisar a matéria de inglês. É importante que haja a participação de algum familiar nas atividades, no intuito de incentivar e orientar em alguma técnica de estudo, como resumo, esquema ou ficha. Repassar a matéria fazendo perguntas ajuda na memorização e dá mais segurança.

Torne o estudo prazeroso

Manter seu filho em contato com o inglês por meio de atividades pelas quais se interessa é uma ótima estratégia para otimizar o aprendizado da língua. Filmes, músicas, livros, vídeos infantis e jogos eletrônicos ajudam a ensinar de forma lúdica, pois envolvem e despertam o interesse. Momentos de estímulo aliados a atividades prazerosas auxiliam no aprendizado. Convencer um adolescente a assistir uma série em inglês, sem legenda ou com legenda em inglês, na Netflix, é mais fácil do que incentivá-lo a estudar com ajuda de livros.

Fale da cultura

Ensinar sobre a cultura de um país onde se fala inglês também é um bom meio de estimular o interesse pela língua. Aproveitar datas comemorativas dos Estados Unidos, por exemplo, como o Halloween, o St. Patrick's Day e o Thanksgiving, ajuda a trazer um pouco do país para o dia a dia dos pequenos.

Encoraje e estimule

Encorajar o aluno durante o aprendizado é outra maneira de estimular o interesse pelo inglês. Quando o seu filho acertar uma questão, responda com uma palavra de apoio. Reconhecer que ele está se desenvolvendo bem, mesmo que ainda haja pequenos erros, é importante para que a língua inglesa não seja encarada como uma barreira.

Valorize o descanso

Estudar demais na véspera da prova também não ajuda. Se a rotina de estudos de inglês for adotada com sucesso, haverá mais tempo para descansar e enfrentar a prova com ânimo e disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também