14 Janeiro 2010 - 21:27

Saúde envia ao Haiti medicamentos e insumos estratégicos

O Ministério da Saúde inicia, nesta quinta-feira (14), o embarque de 20 kits de medicamentos e insumos estratégicos para a assistência farmacêutica ao Haiti, que foi atingido por forte terremoto na última segunda-feira. O material, com um total de 258 mil unidades de diversos produtos, é suficiente para atender 10 mil pessoas por um período de três meses. A ação faz parte do esforço do governo brasileiro de ajuda ao país.

Cada caixa contém antiinflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, diuréticos, analgésicos, para o combate a dermatoses e sais de reidratação oral, além de seringas, luvas, esparadrapos e hipoclorido de sódio, para o tratamento de água potável, entre outros componentes. A medida integra o plano emergencial de socorro ao país desenvolvido entre o governo brasileiro e o comando da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) presente no Haiti. O diretor de Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, compõe a missão brasileira enviada ao país.

O Ministério da Saúde disponibilizou aproximadamente 50 profissionais de saúde do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que têm capacitação em desastres, como terremotos. Ou seja, podem agir estratégicamente no atendimento, resgate e suporte de vítimas. Ainda, estão disponíveis ambulâncias, motolâncias e mais medicamentos e insumos para o atendimento a população. O embarque aguarda a definição do Gabinete de Crise.

De imediato, foi determinado pelo Ministério da Defesa à Aeronáutica o envio de um hospital de Campanha, operado por 40 profissionais de saúde e com mil metros quadrados. Também deverá ser enviado hospital de campanha da Marinha. Estão previstos também o envio de 50 bombeiros e cães farejadores.
 

por Ascom/Ministério da Saúde

Comentários comentar agora ❯