13 Outubro 2017 - 10:14

ONG leva diversão e conhecimento a crianças de região carente do DF

O Dia da Criança deste ano foi diferente para Pedro Henrique Costa, de 9 anos. Morador da Estrutural, uma das regiões mais pobres do Distrito Federal (DF), o menino jogou pela primeira vez futebol de sabão, brincadeira na qual crianças disputam uma partida em uma quadra com piso inflável, molhada com água e sabão. Ele participou, nesta quinta-feira (12) de ação promovida pela organização não governamental (ONG) Estruturando, que levou diversão, conselhos de saúde e assistência para as crianças da localidade.

“É bem legal essa brincadeira, nunca tinha visto aqui perto”, disse Pedro, enquanto aguardava, ansioso, na fila, uma nova oportunidade para jogar. “Seria melhor se tivesse aquela bola gigante aqui”, sugeriu o menino, fazendo um gesto de abrir os braços.

Pedro está entre os milhares de crianças e adultos residentes na Estrutural que enfrentam no cotidiano a falta de políticas públicas e de condições dignas e as desigualdades que caracterizam a localidade.

O menino contou que jogar futebol de sabão é uma boa maneira de quebrar a rotina. “É bom estar aqui porque a gente passa o dia brincando, em vez de ficar em casa sem fazer nada”. Ele e Gabriel Silva, um amigo que conheceu hoje, discutiam para saber quem fez mais gols. “Eu fiz oito, mas teve um que foi sem querer, a bola bateu na minha perna e, quando caí, entrou”, disse Pedro.

“Eu marquei nove”, rebateu Gabriel. “O legal daqui é que a gente se molha”, resumiu Gabriel, lembrando que o que menos importa é o placar, pois o resultado final é a diversão.

Segundo a arquiteta e cofundadora da Estruturando, Fabiane Pinheiro, de 42 anos, a ação foi uma forma de levar um pouco de diversão e serviços para a comunidade. A previsão é que, ao longo do dia, em torno de 1.200 pessoas participem do evento, realizado no Centro Olímpico da Estrutural.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯