12 Dezembro 2018 - 19:00

Publicação destaca os maiores atletas alagoanos do momento

ABr
Marta é, sem dúvidas, a maior atleta alagoana do momento e, quem sabe, de todos os tempos.

O povo de Alagoas tem motivos de sobra para ficar orgulhoso. Afinal, uma geração de atletas alagoanos, experientes e novatos, vem se destacando pelo Brasil e pelo mundo e conquistando títulos importantes. São atletas das mais diversas modalidades que carregam a nossa bandeira com muita honra por onde passam.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro em 2016, Alagoas teve cinco atletas compondo a delegação brasileira: Marta, do futebol feminino; Maurício Borges, do vôlei; Bruno Lins, do atletismo; Marily dos Santos, maratonista; e Bruna Farias, também do atletismo. Destes, Maurício Borges ajudou o Brasil a ganhar a medalha de ouro no vôlei masculino.

Marta é, sem dúvidas, a maior atleta alagoana do momento e, quem sabe, de todos os tempos.

Em 2018, ela foi eleita pela sexta vez como a melhor jogadora do mundo pela FIFA, um recorde entre as categorias feminina e masculina. A jogadora, nascida em Dois Riachos, é o principal nome do futebol feminino brasileiro de todos os tempos, sendo equiparada ao Rei Pelé. Com duas medalhas de prata em Olimpíadas, Marta não conseguiu subir ao pódio com a seleção em 2016. Atualmente defendendo o Orlando Pride, dos EUA, Marta ostenta as marcas de maior goleadora na história da Copa do Mundo Feminina (15 gols) e maior artilheira de todas as Seleções Brasileiras com 117 gols (superando Pelé, com 95 gols).

Outro destaque de Alagoas é Bruno Lins. O velocista, tido por Robson Caetano como uma das maiores promessas do país, já conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim (2008), ouro e bronze no Pan-Americano de 2011 e uma prata no Pan de 2015. Com três edições dos Jogos Olímpicos no currículo, Bruno compôs o time do revezamento 4x100 metros do Brasil no Rio de Janeiro que terminou a disputa na sexta colocação.

Natural de Maceió, Bruno começou sua carreira de velocista ainda aluno do Colégio Santa Amélia, quando foi descoberto e transferido para Presidente Prudente, onde vive e treina até hoje.

Já no vôlei, o alagoano da vez é Maurício Borges. Medalhista de ouro nas Olimpíadas de 2016, o atual defensor do SESC-RJ tem uma lista invejável de conquistas: ouro na Liga Mundial de 2010, ouro no Pan-Americano de 2011 e campeão da Copa dos Campeões em 2013. Maurício, que começou a praticar o esporte ainda no Colégio Marista, também coleciona títulos pelos clubes onde passou: ouro no Sul-Americano de Clubes em 2012, tricampeão da Superliga, campeão paulista e tetracampeão mineiro.

Ainda no atletismo, vale destacar Marily dos Santos e Bruna Jéssia Farias. Marily, nascida em Joaquim Gomes, é maratonista e já participou de duas edições dos Jogos Olímpicos (2008 e 2016). Já Bruna Farias, natural de Jequiá da Praia, teve no Rio de Janeiro a sua primeira participação em Olimpíadas. Entre suas principais conquistas, estão a prata no Íbero-Americano de 2016, o segundo lugar no Sul-Americano de 2015 e os dois ouros no Sul-Americano Sub-23 de 2014.

Outra modalidade esportiva onde tem alagoano (ou melhor, alagoanos) ganhando tudo é o poker. O principal nome é sem dúvidas o de Rogério Siqueira, um experiente jogador detentor de diversos títulos importantes.

A sua moral é tamanha que Rogério foi o técnico e capitão da seleção alagoana que disputou o Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Os demais integrantes da equipe de Alagoas foram Abelardo Cavalcante, Alen Filipi, Bel Leite, Igor Lopes, Tarcísio dos Anjos e Aberivaldo Leite da Rocha, de quem falaremos mais adiante. Rogério fez história pela primeira vez em 2016, quando venceu o Pokerstars Caribbean Adventure, uma das principais competições do mundo. No ano seguinte, foi a vez de Rogério conquistar um título na categoria Omaha do World Series of Poker (WSOP).

No mesmo ano, ficou com o título na etapa de São Paulo do Brazilian Series of Poker (BSOP). Sua conquista mais recente aconteceu em 2018, quando ele faturou o Big Challenger no WSOP Brasil Rio, se tornando o “campeão dos campeões”. Nesta ocasião, Rogério competiu contra André Akkari, uma lenda do poker nacional e seu maior ídolo.

O outro destaque de Alagoas é Aberivaldo Leite da Rocha, nascido em São Miguel dos Campos. O Café, como é conhecido, levantou um troféu no BSOP Millions de 2018, simplesmente o maior torneio de poker do Brasil e segundo maior do mundo.

Quando o assunto é futebol, aí a lista de alagoanos brilhando pelo mundo explode. De jogadores consagrados, como o brasileiro naturalizado português Pepe e o atacante Roberto Firmino do Liverpool, passando por revelações, como Ewerton do Kaiserslautern e William José do Real Sociedad, o futebol alagoano segue revelando craques dos gramados.

A verdade é que, pouco importa a modalidade, os atletas alagoanos se destacam e trazem muito orgulho para a nossa terra. Uma geração vencedora que certamente vai inspirar os futuros atletas de Alagoas.
 

Comentários comentar agora ❯