11 Outubro 2018 - 10:20

Sistema de radar pode reduzir impactos na Baía de Guanabara

Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentaram hoje (10) sistema desenvolvido em parceria que pode contribuir para reduzir os impactos na Baía de Guanabara. O sistema utiliza dados coletados por radar marítimo com frequência de Banda X, usada em grandes navios. Participaram da apresentação representantes da Marinha, órgãos ambientais, universidades e empresas privadas.

O coordenador da pesquisa, meteorologista Fábio Hochleitner, do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe, disse à Agência Brasil que, por meio da solução de modelos matemáticos e computação de alto desempenho, são gerados parâmetros baseados em informações de um radar de Banda X. “A partir desse modelo matemático, os pesquisadores podem obter parâmetros físicos e ambientais, seja da superfície do mar, seja detecção de lixo e uma série de outros conhecimentos”.

Projeto-piloto

A Baía de Guanabara vai servir como projeto-piloto para que os pesquisadores da UFRJ e da UFF possam fazer experiências e ver a demanda pelas soluções por parte dos interessados em resolver problemas da região em áreas de logística, transporte, poluição e contaminação das águas. “A gente resolveu criar esse projeto-piloto olhando para a baía, visando criar conhecimento dessa região, além de um sistema integrado que possa gerar informações que deem subsídio para uma série de aplicações”.

Entre elas, o pesquisador da Coppe destacou o monitoramento de tráfego de embarcações, trajetória e acúmulo de lixo, cálculo de ondas e correntes, dispersão de vazamentos de óleo e direção da maré e da circulação marinha. Outra finalidade pode ser a geração de energia. “Pode servir como embasamento para usinas de geração eólica instaladas na própria baía ou até mesmo equipamentos que geram energia por ondas”.

Hochleitner disse que o sistema de tecnologia de radar Banda X pode auxiliar o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara para fazer uma otimização do recolhimento ou da mitigação dos impactos do lixo ali depositados.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯