Skip to content

Lula envia telegrama parabenizando Obama pelo Prêmio Nobel da Paz

Lula envia telegrama parabenizando Obama pelo Prêmio Nobel da Paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou hoje (9) telegrama parabenizando o presidente norte-americano Barack Obama pelo Prêmio Nobel da Paz. Na mensagem, Lula destacou os esforços de Obama, em apenas nove meses de mandato, na tentativa de “superar desconfianças” e enfatizar o “diálogo e o consenso na busca por um mundo sem armas nucleares”.

“Ao agir com a ‘profunda urgência do agora’ a que se referia Martin Luther King em sua luta pelos direitos civis, Vossa Excelência iniciou, em apenas nove meses de mandato, esforços diplomáticos que têm o potencial de criar um ambiente internacional marcado pela paz e pelo desenvolvimento justo e sustentável”, disse Lula, no documento.

Ele disse, ainda, ser testemunha do compromisso de Obama em superar desconfianças. “Sou testemunha de seu compromisso genuíno em construir pontes e superar desconfianças. Estou certo de que o prêmio ora atribuído à Vossa Excelência o encorajará a perseguir, com ainda maior afinco, a revalorização do multilateralismo, a ênfase no diálogo e no consenso, a busca de um mundo sem armas nucleares, os esforços pela paz no Oriente Médio e o estabelecimento de um modelo econômico sustentável”.

Mais cedo, ao receber o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, Lula já havia dito que o prêmio “está em boas mãos”. Ao ser perguntado se também gostaria de de conquistar o Prêmio Nobel da Paz, ele afirmou, em tom bem-humorado, que, no dia que tiver este desejo, vai pedir a elaboração de um abaixo-assinado em seu nome. “Essa coisa não se almeja. No dia em que eu quiser, me inscrevo e peço um abaixo-assinado”, respondeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também