11 Maio 2021 - 03:00

Liberação de viaduto aumentará segurança no trânsito na BR-290/RS

DNIT
O local das intervenções cruza a RS-401 e apresentava elevado índice de acidentes

A liberação da interseção no km 130,5 da BR-290 melhorará a fluidez no trânsito e aumentará a segurança de motoristas e pedestres no acesso ao município de Charqueadas (RS). Feita pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra conta com um viaduto transversal de 43 metros de extensão; sete ramos de acesso, totalizando quatro quilômetros de pistas novas; e um retorno operacional.

Um dos pontos mais críticos da rodovia federal, o local das intervenções cruza a RS-401 e apresentava elevado índice de acidentes. Elas fazem parte do conjunto de obras prioritárias de ampliação da capacidade da BR-290/RS, incluindo o lote 1 da duplicação, que tem importância estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, sendo conhecida como Corredor do Mercosul.

Turismo
Com o novo trecho da BR-290/RS, espera-se beneficiar ainda a cadeia produtiva, como os setores de prestação de serviços, transporte de cargas e turismo – especialmente o internacional, a partir da Argentina –, uma vez que o segmento é um importante corredor de tráfego na região.

Também é previsto que impacte positivamente no transporte de resíduos domésticos da região metropolitana da capital gaúcha até o destino final, no município de Minas do Leão; e no abastecimento de madeira para empresa de celulose em Guaíba.

por Ministério da Infraestrutura

Comentários comentar agora ❯