09 Outubro 2019 - 20:20

BIF2019: presidente Bolsonaro abre Fórum de Investimentos Brasil 2019

O maior evento para atrair investidores para o Brasil começa nesta quinta-feira (10), na cidade de São Paulo (SP). É o Fórum de Investimentos Brasil (BIF2019), com oportunidades de negócios em setores estratégicos da economia, como infraestrutura, energia, agronegócios, tecnologia e inovação. O Fórum será aberto às 9h pelo presidente, Jair Bolsonaro, e pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno.

No maior evento voltado à atração de investimentos na América Latina, participarão investidores estrangeiros, diretores executivos (CEOs) de grandes empresas e autoridades de alto escalão do governo. No ano passado, convidados de 48 países estiveram presentes, sendo 90% do setor privado, e este ano já foram confirmados mais de 2.200 participantes de 64 países.

“Estamos empenhados em revolucionar o ambiente de negócios no Brasil, abrir a economia, tornar o Brasil uma economia mais competitiva. Esse Fórum vai ser uma oportunidade para que os investidores, que já estão e que estarão no Brasil, conheçam as nossas políticas, orientações e oportunidades que estão sendo criadas”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O Brasil é considerado um país atraente para investimentos estrangeiros por ser rico em recursos naturais, ter enorme mercado interno, grandes projetos de infraestrutura, potencial energético e de agricultura, ser a principal economia da região e porta de entrada para a América Latina. Além disso, o Brasil é o sétimo maior destinatário de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) do mundo, de acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

“Estou certo de que os participantes sairão do FIB com renovado interesse para atuar em nosso país conscientes das vantagens competitivas que o Brasil oferece”, apostou o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sergio Segovia.

Conhecer o Brasil, as políticas, a previsão econômica e o ambiente de confiabilidade para investir no país são alguns dos objetivos do governo brasileiro. “Será um momento único para conhecer melhor o ambiente econômico brasileiro e as oportunidades que o país oferece para negócios. Serão apresentadas as principais reformas que estão sendo conduzidas no Brasil e que formarão a base para o realinhamento macroeconômico do Brasil atual garantindo a previsibilidade e a sustentabilidade pros investimentos estrangeiros”, explicou o presidente da Apex-Brasil.

No Fórum, que vai até sexta-feira (11), os investidores poderão agendar reuniões com autoridades de ministérios, agências reguladoras, outras instituições governamentais e com representantes dos estados.

Já o governo poderá conhecer melhor os desafios dos setores e investidores. “É também para que o governo brasileiro conheça as necessidades dos planos, as ideias dos empreendedores e, além disso, será uma ocasião para que os investidores, entre eles, desenhem novas parcerias”, destacou o ministro das Relações Exteriores.

Esta é a terceira edição do evento que atrai investidores do mundo todo. O Fórum de Investimentos Brasil (BIF2019) é organizado pelo governo brasileiro em parceria com o BID.

Entre os participantes estão os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Tereza Cristina Dias (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Também estarão presentes os presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e do Banco Central, Roberto Campos Neto, além da secretária-Executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Fátima Dadald Pereira.

por Governo do Brasil

Comentários comentar agora ❯