04 Outubro 2017 - 01:05

Resolução da ANTT facilita promoções de ônibus interestaduais

Uma boa notícia para passageiros de ônibus interestaduais. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou uma resolução que deixa as empresas com maior liberdade para fazerem promoções, assim como acontece com o mercado aéreo. Agora, as viações poderão realizar suas promoções sem prévia comunicação com a ANTT e descontos poderão ser oferecidos de acordo com o trecho da viagem.

Na prática, grandes empresas, como a Viação 1001, por exemplo, podem vender passagens com diferentes promoções em uma mesma linha. Antes, a promoção deveria ser atrelada a todo o percurso, diminuindo a oferta das empresas. Seguindo o exemplo dado, agora é possível comprar uma passagem da 1001 com ofertas para trechos específicos da viagem e não apenas o valor da linha completa.

Antes disso, as empresas não eram proibidas de realizar promoções, mas primeiro precisavam comunicar com a ANTT até sua aprovação, engessando todo o processo. A mesma coisa não acontecia no mercado de aviação, por isso é comum ver uma grande quantidade de passagens aéreas em oferta nos sites de venda e até diretamente em guichês das companhias no aeroporto.

Resolução deixa promoções mais dinâmicas

A nova resolução deixa o mercado de transporte rodoviário de passageiros mais competitivo. Além de oferecer serviços diferenciados, as empresas poderão atrair o cliente com preços mais acessíveis. Por exemplo: se você for comprar uma passagem de ônibus é bom verificar se existe alguma oferta para o destino desejado. Isso vale para as demais empresas que fazem a mesma rota. Essa concorrência é muito benéfica para o bolso do cliente que passa a ter o preço também como uma opção.

É importante ressaltar que, apesar de poder criar promoções de forma mais ágil, as empresas deverão deixar os dados das ofertas para conhecimento da ANTT. Essas informações também deverão ser repassadas de forma clara para o consumidor para que haja um entendimento sobre a natureza da promoção seguindo critérios como:

● Trajeto do ônibus
● Horários de saída e chegada
● Número de lugares
● Período da promoção

É preciso conhecer as promoções para não perder as oportunidades

Saber os critérios das promoções é muito importante na hora da compra. Em situação que seja necessária a remarcação da viagem, é preciso estar atento para não perder dinheiro. Em hipótese, se você remarcar um ticket de ônibus na 1001 e o critério da oferta for pelo período, o cliente corre o risco de pagar a diferença da passagem comum se a data da promoção tiver expirado.

As promoções não são cumulativas para quem possui acessos especiais como idosos e jovens de baixa renda. Apesar disso, os lugares reservados para esse grupo continuam disponíveis segundo a lei já estabelecida.

A nova resolução se estende também para as chamadas linhas semiurbanas, que cruzam unidades federativas, mas sem perder as características urbanas como o uso da roleta e permissão de transportar passageiros em pé (com percursos de no máximo 75 km).

Irregularidades serão punidas pela ANTT

Vale lembrar que a ANTT continua a fiscalizar as promoções e os preços sugeridos pelas viações. Se for comprovada a prática abusiva de preços ou concorrência desleal, a agência pode suspender a oferta. As empresas deverão programar um Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros, que será um canal informativo direto com a ANTT.

Os consumidores que se sentirem lesados podem entrar em contato com a ouvidoria da ANTT pelo telefone 166. Sugestões e irregularidades também podem ser transmitidas para o site da agência via chat ou formulário virtual.
 

por

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.